Gaudium news > Nomeado novo bispo auxiliar para a Diocese de São Carlos (SP)

Nomeado novo bispo auxiliar para a Diocese de São Carlos (SP)

Redação (Quarta-feira, 07-03-2018, Gaudium Press) O Padre Eduardo Malaspina foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo auxiliar da Diocese São Carlos, localizada no interior paulista.

Nomeado novo bispo auxiliar para a Diocese de São Carlos (SP).png

Nascido em Tabatinga, São Paulo, concluiu seus estudos no seminário menor (1982-1984) e a faculdade de Filosofia no seminário diocesano de São Carlos (1985 – 1987). Após, fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991). Também é licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma, Itália.

Entre os cargos ocupados pelo religioso estão os de Secretário diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos, de 2000 a 2008, e professor do seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INFISTA) do bispado.

Além disso, foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores e chanceler da diocese, entre 2013 e 2017.

Antes da nomeação como bispo auxiliar, Dom Eduardo exercia a função de pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe e vigário geral da Diocese de São Carlos.

“Seu itinerário, até aqui, nos mostra sólida formação acadêmica no campo da Teologia, da Pastoral e da Comunicação Social, além da sua significativa passagem pela formação do Clero. Sua experiência de vida e serviço nos leva a esperar a boa qualidade do auxílio que o senhor prestará a Dom Paulo Cezar Costa”, escreve Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, em saudação enviada a Dom Malaspina.

“Saudamos sua nomeação com uma palavra do Papa Francisco dirigida aos bispos de Bangladesh no final do ano de 2017: ‘O bispo é alguém que está presente e está próximo. Sempre. Repito: perseverar neste ministério de presença, o único que pode estreitar laços de comunhão unindo-vos aos vossos sacerdotes, que são vossos irmãos, filhos e colaboradores na vinha do Senhor, e aos religiosos e religiosas que prestam uma contribuição fundamental para a vida católica… ‘”, completou Dom Steiner. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas