Gaudium news > Beneditinos promovem “Experiência Monástica” na Espanha

Beneditinos promovem “Experiência Monástica” na Espanha

Espanha – Burgos (Quarta-feira, 07-03-2018, Gaudium Press) Inspirados na frase do Prólogo da Regra de São Bento, que diz: “Pode haver algo mais doce para nós que esta voz do Senhor que nos convida?”, o Mosteiro Beneditino de Santo Domingo de Silos em Burgos, Espanha, se prepara para realizar a segunda edição da “Experiência Monástica”; um retiro de discernimento que se dirige a homens entre os 18 e 45 anos de idade, ocorrerá de 31 de julho a 06 de agosto.

“Se trata de uma ocasião para viver alguns dias no seio de uma comunidade monástica e ser acompanhados na reflexão sobre a vocação e os meios adequados para responder ao amor de Deus”, explicam os beneditinos da “Experiência Monástica”.

Beneditinos promovem ?Experiência Monástica? na Espanha.jpg

O propósito do retiro é o de apresentar a vida beneditina através de conferências, onde os participantes poderão aprofundar seu conhecimento na Liturgia, a Lectio divina e demais aspectos relacionados com o estilo de vida monástico; e finalmente ajudar e orientar aqueles que se sentem chamados para essa vocação.

“Se promoverá especialmente um ambiente de oração tanto pessoal como comunitário. Igualmente buscamos integrar aos participantes no ritmo comunitário fazendo-lhes participantes tanto da oração litúrgica como do trabalho manual e na recreação”, expõem, para logo explicar que se facilitará o acompanhamento espiritual, assim como o encontro e o diálogo, sobretudo para aqueles que levam um processo de discernimento vocacional.

Sete serão as palestras que serão ministradas durante a “Experiência Monástica”: uma introdução sobre “O Caminho Beneditino”, que será dada por Frei Luis Javier García-Lomas Gago; também se falará sobre “Quem é o monge?”, tema que será ampliado pelo Padre Moisés Salgado Gómez; e sobre “São Bento, sua vida e sua obra”, a cargo de Dom Lorenzo Maté Sadornil, abade de Silos. Frei Ángel Abarca Alonso, aprofundará sobre a “Lectio Divina”; enquanto que o Padre Juan Javier Flores Arcas, sobre a “Oração Litúrgica”. “A Vida em Comunidade”, ocorrerá por conta do Padre Rufino de la Cruz Ezquerro Bretón; e “Orar Cantando?”, pelo Padre Bernadno-Recaredo García Pintado.

Os participantes serão alojados na hospedaria do mosteiro e compartilharão as refeições no refeitório junto com a comunidade. Começará às 06h com as vigílias, às 07h30 serão as Laudes; após o café da manhã, que será servido às 08h10 da manhã, será a Missa. As conferências se desenvolverão às 10h30; para continuar então com a atividade da manhã; e às 13h45 a sexta. Após o almoço e o descanso, marcados a cada dia para às 14h, se rezará a Nona às 16h10, para seguir posteriormente com as conferências. As vésperas serão rezadas às 19h, e depois às 19h50, será compartilhada a ‘Lectio Divina’, para participar às 20h30 no jantar e encerrar cada jornada com as completas às 21h40 e ir descansar. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas