Gaudium news > Lema e logotipo do Congresso Eucarístico Nacional Chile 2018 são apresentados

Lema e logotipo do Congresso Eucarístico Nacional Chile 2018 são apresentados

Chile – Santiago (Quinta-feira, 08-03-2018, Gaudium Press) “O que Cristo faria no meu lugar?”, frase de Santo Alberto Hurtado citado pelo Papa Francisco durante sua visita pastoral ao Chile, será o lema do Congresso Eucarístico Nacional que a Igreja Católica no país latino-americano celebrará a partir deste mês de março.

O lema, assim como o logotipo, foram dados a conhecer pelo Comitê Organizadora do Congresso durante um evento que teve lugar na segunda-feira, 05 de março, nas instalações da Conferência Episcopal do Chile (CECh).

Lema e logotipo do Congresso Eucarístico Nacional Chile 2018 são apresentados.jpg

“O lema está inspirado na experiência de Santo Albert Hurtado em relação à Eucaristia, o que nos recorda que quando nos dispomos a entrar profundamente no Mistério da Eucaristia do Senhor, nos configurados com Ele e nos envia para continuar sua missão no mundo”, sublinham os organizadores do Congresso em comunicado de imprensa.

O convite, conforme explicado pelo Congresso, é focar o olhar em Cristo, para assim “nos prepararmos durante este ano para nos encontrarmos com Ele de forma pessoal e comunitária, para conhecê-lo, amá-lo e servi-lo, para fazer nossos seus sentimentos e converter-nos em outros ‘Cristos’ para a Igreja e para nosso país, deixando-nos transpassar de tal maneira que possamos experimentar as palavras do Apóstolo Paulo: ‘Já não sou eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim’ (Gal 2, 20)”.

De acordo com os organizadores, se escolheu a pergunta de Santo Alberto Hurtado como tema do Congresso, porque ela “reflete a íntima relação entre a Eucaristia e a vida”, e hoje se aplica a diversas circunstâncias: “O que faria Cristo diante das pessoas que sofrem injustiças, pobreza e marginalização? O que faria Cristo frente às famílias que estão sobrecarregadas, cansadas, quebradas? O que Cristo faria diante da solidão dos avós, a incerteza dos migrantes? Enfim, o que faria Cristo nas situações que nos toca viver cotidianamente? Sem dúvida, se trata de uma questão que nos desafia a todos”.

Questões que, como indicam desde o Congresso Eucarístico, têm sua resposta na própria Eucaristia, uma vez que ali se faz memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. “O que faz Cristo? Se comove diante das pessoas que sofrem, coloca sua vida à serviço delas, as cura, as perdoa e lhes comunica sua vida plena. Nisto consiste a vida cristã, em fazer o que Cristo faz”, assinalam.

O logo, também apresentado na segunda-feira, 05 de março, contém vários sinais que são importantes e agrupam o significado do Congresso Eucarístico Nacional 2018: A Cruz de Cristo, que é “sinal do acontecimento que celebramos em cada Missa”, e abraça o mapa do Chile para representar a terra, as montanhas, os vales, o deserto, o mar e cada uma das pessoas que habitam no país que são abraçadas pelo “bálsamo do amor de Cristo que cura e perdoa”. Também estão presentes os braços de Jesus que se levantam, assim como suas mãos de ressuscitado que tomam o pão, o abençoa e o parte; suas chagas, para recordar o sofrimento pelo qual passou na Cruz; e o lema que aparece escrito com as cores da bandeira do Chile.

Duas são as etapas fundamentais do Congresso Eucarístico: “O encontro com Cristo e igualmente a transformação da vida e da sociedade. Cristo está no meu lugar na Missa, pois nela Ele nos comunica sua própria vida e mente até o ponto indicado por São Paulo: ‘Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim’, explicam os organizadores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas