Gaudium news > Basílica de São João de Latrão acolherá Vigília da Caridade dedicada aos missionários mártires

Basílica de São João de Latrão acolherá Vigília da Caridade dedicada aos missionários mártires

Itália – Roma (Sexta-feira, 09-03-2018, Gaudium Press) Seguindo com o itinerário de março dedicado aos missionários mártires, o Vicariato da Diocese de Roma está se preparando para viver a tradicional “Vigília da Caridade”, que nesta ocasião terá presentes a todos os missionários do nosso tempo que entregaram suas vidas por amor a Jesus Cristo.

Basílica de São João de Latrão acolherá Vigília da Caridade dedicada aos missionários mártires.jpg

O evento ocorrerá na quinta-feira, 22 de março às 19h, na Basílica de São João de Latrão, com a organização da Cáritas Diocesana e a colaboração do Centro da Pastoral Missionária do Vicariato. O tema: “Caridade até o martírio”.

O Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis, através de uma carta convidou aos párocos, a comunidade eclesial e os fiéis de Roma a participar desta vigília: “Uma celebração que este ano será dedicada aos Missionários Mártires. A vigília que presidirei, concelebrando com os sacerdotes na Igreja em Roma, será um importante momento de oração e intercâmbio, pelo qual convido a todos os religiosos, aos catequistas, aos animadores e voluntários paroquiais, institutos, associações, movimentos e grupos eclesiais”.

A jornada ocorre dentro da “Quaresma da Caridade”. “A Quaresma, tempo de conversão e oração, em nossa Igreja de Roma é tradicionalmente ‘Quaresma de Caridade’, uma experiência pastoral onde a atenção se expressa através de iniciativas de proximidade com os que sofrem”, afirmou Dom De Donatis.

“No ano em que, a convite do Papa Francisco, optamos por renovar o compromisso com a resignação educativa dos jovens em conjunto com as famílias, Cáritas propõe um itinerário para este tempo litúrgico que tem como objetivo primário o encontro com o outro -particularmente o diferente, o último, o marginalizado-, como experiência para a descoberta de Deus através do pobre”, prossegue o Vigário do Papa.

Neste sentido, a “Vigilância da Caridade” é inserida dentro de uma série de atividades que buscam promover a solidariedade com os que mais sofrem, as quais culminarão com a “Semana da Caridade”, que é a última das cinco da Quaresma, encerrando a Vigília na Basílica de São João de Letrão.

Entre estas atividades, além da Vigília, se destaca a “Jornada da Caridade”, que ocorrerá no domingo, 18 de março. A este respeito, assinala Dom De Donatis: “Como sinal concreto de proximidade com os irmãos que sofrem, a Igreja de Roma promove no quinto Domingo da Quaresma a ‘Jornada da Caridade’ (…) Nesta ocasião, a coleta dominical servirá para apoiar as inúmeras iniciativas que Cáritas promove em nossa cidade para ir ao encontro de quantos vivem na pobreza e na marginalização”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas