Gaudium news > Livro sobre Dom Luciano Mendes é lançado em Mariana (MG)

Livro sobre Dom Luciano Mendes é lançado em Mariana (MG)

Mariana – Minas Gerais (Sexta-feira, 09-03-2018, Gaudium Press) O XXVIII Encontro dos Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, acolheu 183 padres e diáconos para refletir sobe o tema “O cuidado com a saúde integral dos presbíteros e diáconos”.

Livro sobre Dom Luciano Mendes é lançado em Mariana (MG) (2).jpg

Além dos religiosos, o evento recebeu na última quarta-feira, 7 de março, o lançamento do livro “Dom Luciano, servo de Deus, irmão dos pobres”.

A obra da Editora Dom Viçoso foi escrita pelo Padre Francesco Sorrentino e proporciona uma síntese das etapas significativas do percurso histórico da vida de Dom Luciano.

“No livro é apresentado, primeiramente, o convívio familiar. Sucessivamente passamos a relatar a entrada na Companhia de Jesus, que Dom Luciano considerava uma segunda família. Abordamos também a etapa presbiteral e encerramos falando de Mariana”, contou o Padre Sorrentino.

Em 2011, o sacerdote começou a estudar a vida e os escritos de Dom Luciano para sua pesquisa de mestrado na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (Faje), em Belo Horizonte.

De acordo com o Padre Francesco, o interesse pelo “irmão dos pobres” nasceu de um desafio que ele mesmo criou:

“Como missionário que saiu da sua terra para anunciar o evangelho além das fronteiras, eu devia descobrir os sinais do Espírito Santo já presentes nesta terra, onde a providência divina me enviou. Eu encontrei esses sinais do Espírito em Dom Luciano Mendes de Almeida, cuja a forma de santidade conheci desde os primeiros dias que pisei em solo brasileiro. Logo que cheguei, no primeiro dia, eu ouvi falar de Dom Luciano”, ressaltou.

Livro sobre Dom Luciano Mendes é lançado em Mariana (MG).jpg

O Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, acredita que este livro é uma das formas de preservar a memória de Dom Luciano. “Temos uma grande responsabilidade, que é preservar e transmitir aos outros a herança espiritual deixada por Dom Luciano. As marcas que ele deixa na Igreja particular de Mariana não podem se apagar pelo esquecimento que o tempo se encarrega de fazer. É preciso preservar a memória”.

Cada exemplar de “Dom Luciano, servo de Deus, irmão dos pobres” terá o preço de 10 reais e todo o valor arrecado será destinado para o processo de beatificação do quarto arcebispo da história da Arquidiocese de Mariana.

Quem garantiu essa informação foi o diretor da Editora Dom Viçoso, Padre Darci Leão. “A Editora entrou como uma parceira no processo de confecção e também da venda dos livros. Não teremos lucro com os livros, pois a Editora entende o importante papel desta obra no processo de beatificação de Dom Luciano”, declarou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas