Gaudium news > Igreja no Chile se prepara para viver o Congresso Eucarístico Nacional

Igreja no Chile se prepara para viver o Congresso Eucarístico Nacional

Chile – Santiago (Quinta-feira, 15-03-2018, Gaudium Press) Desde a Semana Santa até novembro, a Igreja Católica que peregrina no Chile viverá um tempo de graça em torno de Jesus Eucarístico com o Congresso Eucarístico Nacional (CEN) 2018. O evento tem como tema “O que Cristo faria no meu lugar?”, inspirado em uma frase do santo chileno Santo Alberto Hurtado.

Igreja no Chile se prepara para viver o Congresso Eucarístico Nacional.jpg

Em entrevista transmitida pela Conferência Episcopal do Chile (CEC), Dom René Rebolledo Salinas, Arcebispo de La Serena, que preside a Comissão do CEN 2018, ofereceu alguns detalhes sobre o encontro eucarístico.

Ele explica que o Congresso é uma instância eclesial que tem o propósito de “manifestar publicamente a Fé da comunidade cristã, na presença real de Cristo na Eucaristia”, sendo por sua vez um convite para que a Igreja no Chile se detenha “diante do grande mistério da Eucaristia, um sacramento que celebra o próprio fundamento da Fé Cristã”.

“É, portanto, um convite a aprofundar o mistério da Eucaristia, venerando publicamente, celebrá-lo na maior dignidade possível, procurando transformar nossas vidas”, acrescentou o prelado.

Dom Rebolledo Salinas comentou que o CEN 2018 será desenvolvido a partir de duas dimensões: nacional e diocesano. “Será um Congresso a nível nacional na medida em que todas as Dioceses do país, de forma simultânea, celebrarão o Congresso Eucarístico Diocesano”, explicou para em seguida detalhar que o nacional “será marcado pelas diretrizes gerais propostas pela Comissão, assim como pelos grandes ritos litúrgicos, as celebrações e o material que será oferecido em cada uma das etapas”.

Enquanto isso, a dimensão diocesana estará marcada por várias iniciativas locais, com adaptações próprias ao material e às propostas celebrativas.

O Congresso começará durante a Semana Santa com o anúncio oficial de cada Bispo em suas jurisdições eclesiais com a promulgação e leitura do Decreto durante a Missa do Crisma. A nível nacional, a abertura oficial será feita por Dom Santiago Silva Retamales, presidente da Conferência Episcopal do Chile.

O encerramento a nível diocesano ocorrerá no dia 11 de novembro, enquanto que o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional será de 15 a 17 de novembro, iniciando na quinta-feira, 15, com uma liturgia penitencial, continuando na sexta-feira, 16, com um Seminário sobre a Eucaristia da manhã e uma Jornada de Adoração Eucarística na parte da tarde. O encerramento ocorrerá no sábado, 17, no Santuário Nacional de Maipú com “A grande festa da Comunhão”.

Segundo Dom Rebolledo Salinas esta festa “expressará a comunhão eclesial em um duplo sentido: primeiramente, no sinal visível da reunião de todos os Bispos do Chile em comunhão com o Bispo de Roma e, ao mesmo tempo, significará a Comunhão Eucarística, ao celebrar-se as primeiras comunhões massivas de crianças que representarão todas as circunscrições eclesiásticas do país”.

O prelado explicou também que quatro são os momentos que identificarão o CEN 2018: “Primeiro, após a fase de início, se concretizará o que denominamos de ‘O encontro com Cristo’, que vai desde a Semana Santa até a festividade de Corpus Christi. O segundo momento chamado ‘Cristo sai ao encontro de todos e nós com Ele’, a partir da festa de Corpus Christi, até o dia de Santo Alberto Hurtado. Posteriormente, o terceiro assinalado como ‘Cristo transforma nossa vida’, estende-se até o dia de São Francisco de Assis. E o último momento ‘Uma nova criação em Cristo’, que finaliza no domingo, 11 de novembro”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas