Gaudium news > Cardeal Sandri convoca tradicional coleta pro ‘Terra Sancta’ da Sexta-feira Santa

Cardeal Sandri convoca tradicional coleta pro ‘Terra Sancta’ da Sexta-feira Santa

Israel – Jerusalém (Terça-feira, 20-03-2018, Gaudium Press) No próximo dia 30 de março, em todas as paróquias e templos católicos do mundo, ocorrerá a tradicional coleta pró ‘Terra Sancta’ que ocorre todos os anos durante a liturgia da Sexta-feira Santa. O Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, através de uma carta, fez um chamado aos cristãos de todo o mundo para que participem generosamente da coleta.

Na mensagem, o prefeito recorda que a Quaresma é “por excelência” um tempo “para aproximar os outros através das obras de caridade”, especialmente por meio de um “itinerário de solidariedade em que cada um é chamado a preparar-se como o Bom Samaritano, para se colocar ao lado dos irmãos que, por muitas e diferentes razões, têm dificuldade para se levantar e recomeçar o caminho”.

Cardeal Sandri convoca tradicional coleta pro 'Terra Sancta' da Sexta-feira Santa.jpg

Diz que a coleta da Sexta-feira Santa, “é para os fiéis ocasião propícia para se fazer um com nossos irmãos da Terra Santa e do Oriente Médio, de onde, infelizmente, o grito de milhares de pessoas que carecem de tudo, inclusive às vezes da mesma dignidade de homens, continua a nos alcançar, rompendo nossos corações e convidando-nos a abraçar-lhes com caridade cristã, fonte segura de esperança”.

Um dos principais destinos da coleta é a manutenção dos lugares sagrados. Sobre isso se referiu também o Cardeal Sandri na mensagem: “Para meditar sobre esta Kénosis que lugar melhor poderia haver do que os mesmos lugares que conservam há mais de dois mil anos a memória de nossa redenção? Assinalou com particular atenção as duas Basílicas, a da Natividade em Belém, construída sobre a gruta onde Jesus nasceu, e a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, construída sobre o túmulo de Jesus, que se converteu na fonte da vida com o sua ressurreição. Ambas Basílicas, graças à colaboração e generosidade de muitas pessoas de boa vontade, foram restauradas no ano passado”.

“Construir a Igreja da Terra Santa, em seus edifícios de culto e em suas pedras vivas, que são os fiéis cristãos, é, em última instância, responsabilidade de todas as Igrejas particulares do cristianismo, conscientes de que a Fé Cristã teve seu primeiro centro propulsor na Igreja Mãe de Jerusalém”, acrescenta o purpurado.

Recorda que apesar das dificuldades enfrentadas na região, onde está presente uma comunidade católica com diferentes rostos -“como o latino da Diocese Patriarcal de Jerusalém, da Custódia da Terra Santa e Outras Circunscrições, e o oriental greco-melquita, copto, maronita, sírio, caldeu e armênio”-, as paróquias continuam em seu serviço pastoral com atenção preferencial pelos pobres; assim como as escolas e os locais de encontro para os cristãos.

O cardeal Sandri faz menção especial às milhares de famílias que escapam da violência e recebem ajuda da Igreja: “Uma recordação especial, neste momento, é dirigida à pequena comunidade cristã do Oriente Médio, que continua a sustentando a Fé entre os desalojados no Iraque e Síria, ou entre os refugiados na Jordânia e no Líbano, assistidos por seus pastores e por religiosos e voluntários de vários países. Os rostos dessas pessoas nos questionam sobre o sentido de ser cristãos; suas vidas colocadas à prova nos inspiram”.

Em outro momento, o purpurado convida os fiéis a retomar as peregrinações na Terra Santa, já que “o conhecimento adquirido e a experiência vivida nos lugares de nossa redenção, caminhando sobre os passos de Jesus, Maria e José e os discípulos, ajudam a aprofundar nossa Fé, e também compreender as circunstâncias nas quais vivem os cristãos da Terra Santa”.

Além disso, as peregrinações, “constituem uma ajuda muito notável para o sustento, mesmo que seja apenas de sobrevivência, de milhares de famílias”, acrescenta o prefeito. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas