Gaudium news > Bispos da Austrália se reúnem para debater sobre os desafios da Igreja local

Bispos da Austrália se reúnem para debater sobre os desafios da Igreja local

Austrália – Perth (Quarta-feira, 21-03-2018, Gaudium Press) Os Bispos da Austrália manifestaram sua gratidão com o Papa Francisco pela autorização concedida para a celebração de um Conselho Plenário da Igreja no país em 2020. A iniciativa visa encontrar soluções para os desafios atuais, como os apresentados pelos recentes escândalos gerados por relatórios civis sobre o comportamento inadequado por parte de membros da Igreja.

Bispos da Austrália se reúnem para debater sobre os desafios da Igreja local.jpg

“Sinceramente esperamos que a preparação e a celebração do Conselho Plenário seja um tempo onde todas as partes da Igreja escutem e dialoguem mutuamente, enquanto exploramos juntos como podemos responder à pergunta: O que você acredita que Deus está pedindo de nós na Austrália?”, explicou em um comunicado oficial o Presidente da Comissão Episcopal para o Conselho Plenário, Dom Mark Coleridge.

O último Conselho Plenário da Igreja Católica na Austrália foi realizado em 1937. “Já se passaram mais de 80 anos desde que nos reunimos, toda a Igreja, e muita coisa mudou”, disseram os Bispos na plataforma do Conselho Plenário na Internet. “Em 2020 teremos um Conselho Plenário sobre o futuro da Igreja Católica na Austrália. O que somos chamados a fazer? Quem somos chamados a ser? Como precisamos mudar?”.

No cronograma do Conselho, os meses de janeiro a abril de 2018 foram destinados à preparação do lançamento, que será realizado no mês de maio. Os meses de junho a novembro serão dedicados ao diálogo aberto e as sessões de escuta, assim como os meses de janeiro a março de 2019. Durante os meses de abril e maio desse ano será realizado um processo de consolidação e os grupos de trabalho se reunirão de junho a novembro de 2019. Em 2020, serão elaborados os documentos preliminares e se realizará o Conselho Plenário em sua primeira sessão de 11 a 17 de outubro. Durante os primeiros meses de 2021 se elaborarão esboços de decretos pastorais e de legislação eclesiástica para concluir o processo em maio de 2021 com a Segunda Sessão do Conselho Plenário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas