Gaudium news > Centenas de religiosas do Vietnã viajam aos EUA para completar os estudos

Centenas de religiosas do Vietnã viajam aos EUA para completar os estudos

Vietnã – Hanoi (Quarta-feira, 21-03-2018, Gaudium Press) Uma análise sobre a tendência das religiosas vietnamitas de acudir a centros educacionais nos Estados Unidos para continuar seus estudos de formação calculou em mais de 200 o número de consagradas que viajaram a esse país para concluir seus estudos nos últimos dois anos. Algumas delas estudam nas melhores universidades e institutos de formação norte-americanos e voltam ao seu país para gerenciar serviços em diferentes campos.

Centenas de religiosas do Vietnã viajam aos EUA para completar os estudos.jpg

A Irmã Teresa Nguyen, membro das ‘Amantes da Cruz’, relatou à AsiaNews que se encontra cursando um doutorado e descreveu que outras religiosas vietnamitas, em sua maioria provenientes da Arquidiocese de Hanoi, estão realizando atualmente estudos de doutorado. Os campos de especialidade incluem os Estudos Bíblicos, Teologia, Filosofia, Educação e Assistência Pastoral.

As religiosas que conseguem viajar para outros países para continuar sua formação prestam em seu retorno um notável serviço na Igreja em geral e em sua comunidade. No entanto, elas devem superar notáveis obstáculos na hora de contribuir à sociedade em geral, uma vez que o regime comunista impõe fortes restrições aos trabalhos dos católicos.

Um exemplo é o campo da educação, no qual a Igreja Católica se destaca em todo o mundo. O regime vietnamita nunca permitiu que organizações privadas afiliadas à Igreja Católica administrassem escolas ou universidades. Na atualidade o número de instituições privadas não-católicas autorizadas a fornecer serviços de educação é calculado em 163 universidades e institutos e 223 escolas secundárias.

Em alguns casos, as autoridades omitem a aplicação das normas e permitem que algumas religiosas operem jardins maternais e centros de maternidade, especialmente nas grandes cidades. Mas esta realidade é muito menos provável nas áreas remotas do país, onde as autoridades impõem maiores restrições à liberdade religiosa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas