Gaudium news > Cardeal Cañizares abrirá o Ano Santo Jubilar de São Vicente Ferrer

Cardeal Cañizares abrirá o Ano Santo Jubilar de São Vicente Ferrer

Espanha – Valência (Terça-feira, 27-03-2018, Gaudium Press) No dia 9 de abril, a Arquidiocese de Valência abrirá oficialmente o Ano Jubilar de São Vicente Ferrer. A abertura deste tempo de graça, a ser realizada por ocasião do sexto centenário da morte do santo espanhol nascido em Valência, ocorrerá por conta do Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo desta cidade, e terá lugar na Catedral. O jubileu se estenderá até 29 de abril de 2019.

Cardeal Cañizares abrirá o Ano Santo Jubilar de São Vicente Ferrer.png

Por ocasião do Ano Santo Vicentino, o purpurado emitiu o decreto “Ano Santo Jubilar por ocasião do VI Centenário da morte de São Vicente Ferrer, padroeiro de Valência”, no qual estabelece 14 templos jubilares, 6 dos quais estão situados na cidade de Valência: a Catedral, a igreja da Casa Natal do Santo, a paróquia de Santo Estevão Protomártir, o templo castrense de Santo Domingo, a Basílica de São Vicente Ferrer e da paróquia de São Vicente Ferrer.

Também serão templos jubilares outros que estão situados na Arquidiocese de Valencia, como a capela do Colégio Imperial de Crianças Órfãs de São Vicente Ferrer, situada em Santo Antônio de Benagéber; a paróquia de Santa Catarina, Virgem e Mártir, em Teulada; as ermidas de Llíria e Agullent dedicadas ao santo espanhol, a Igreja de São Pedro Apóstolo em Paterna e as igrejas paroquiais de Adsubia, Torrent e Algimia, que estão dedicadas ao santo.

De acordo com o decreto assinado pelo Arcebispo, os fiéis que peregrinem a qualquer um dos templos jubilares poderão obter a Indulgência Plenária sempre e quando cumpram as condições estabelecidas, ou seja: confissão sacramental, comunhão eucarística e oferecer as intenções pelo Santo Padre.

“Poderão obter o dom da indulgência plenária aos fiéis cristãos que estejam verdadeiramente arrependidos de seus pecados, cumpram devidamente as condições usuais e participem na Missa presidida pelo Arcebispo na Catedral de Valência, na abertura e encerramento do Ano Jubilar”, diz o decreto.

Ali também se indica que poderão obter a indulgência “os fiéis que, durante o Ano Jubilar -de 9 de abril de 2018 à 29 de abril 2019-, visitem ou assistam à Missa ou ato jubilar ou piedoso, ao menos dediquem um tempo razoável à oração, particularmente pelas intenções do Papa”, acudindo a algum dos templos jubilares.

Além disso, as pessoas mais velhas, que se encontram doentes ou por algum motivo grave não podem peregrinar a um templo jubilar, poderão obter a Indulgência sem sair de suas casas unindo-se espiritualmente para celebrar de forma ordinária as intenções do Jubileu, participando da Santa Missa e da oração comunitária através dos diversos meios de comunicação, e unindo seu sofrimento à proximidade do Senhor, além das condições habituais de confissão, comunhão eucarística e orar pelas intenções do Sumo Pontífice.

O Ano Jubilar Vicentino será celebrado em uníssono nas três Dioceses da Comunidade de Valência, ou seja, as jurisdições Sergobe-Castellón, Orihula-Alicante e Valência; além da diocese francesa de Vannes, onde faleceu São Vicente Ferrer. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas