Gaudium news > Milhares de fiéis participam de celebrações de início da Semana Santa em Jerusalém

Milhares de fiéis participam de celebrações de início da Semana Santa em Jerusalém

Israel – Jerusalém (Terça-feira, 27-03-2018, Gaudium Press) Dom Pierbattista Pizzaballa, Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, destacou a crescente participação de dezenas de milhares de fiéis nas celebrações da Semana Santa, que começou no dia 25 de março com a celebração do Domingo de Ramos. O aumento do número de peregrinos trouxe aos fiéis locais um alívio diante das preocupações de um período crítico para a harmonia social local.

Milhares de fiéis participam de celebrações de início da Semana Santa em Jerusalém.jpg

O Administrador Apostólico indicou em diálogo com a ‘AsiaNews’ que a participação na Semana Santa será “dezenas de milhares de fiéis, não só peregrinos, mas também muitos moradores que vêm de diferentes áreas que compõem a Diocese”. Segundo o prelado, a atmosfera de celebração foi sentida em todas as comunidades paroquiais e teve a característica de contar com um número de peregrinos que continua crescendo em relação ao passado.

Em 2017, o número de acomodações foi o dobro do ano anterior. Nos primeiros meses de 2018, o número de peregrinos é ainda maior”, declarou Dom Pizzaballa. “Assim, a partir deste ponto de vista, podemos dizer que a situação melhorou muito e este é um elemento de alívio”. Entre os motivos deste aumento de peregrinos se encontra a liberalização do tráfego aéreo por parte de Israel, que permite o ingresso de companhias aéreas de baixo custo. Isto se traduziu em uma maior afluência de peregrinos, especialmente da Ásia.

Dom Pizzaballa destacou também a estabilidade social atual e a ausência de situações de violência: “Não há situações particulares que causem preocupação. Esperamos experimentar os dias santos, em uma atmosfera mais serena e compartilhada”. O prelado destacou a participação durante este ano de um número de cristãos provenientes da Faixa de Gaza, o que é um fato positivo, mas que ainda requer uma autorização especial por parte das autoridades israelenses.

“Por ocasião da Páscoa renovo o convite aos cristãos de todo o mundo, especialmente no Ocidente, para vir à Terra Santa e experimentar uma humanidade reconciliada pela morte e ressurreição de Cristo”, concluiu o Administrador Apostólico. “Não há nada na experiência humana que não pode ser tocado por Seu amor. Por esta razão também é necessário continuar orando e trabalhando pela paz, inclusive se não há resultados a curto prazo pela falta de ação política”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas