Gaudium news > Dom Armando Bucciol explica os momentos que envolvem o Tríduo Pascal

Dom Armando Bucciol explica os momentos que envolvem o Tríduo Pascal

Redação (Quarta-feira, 28-03-2018, Gaudium Press) Os católicos festejam nesta quinta-feira, 29 de março, a celebração do Tríduo Pascal, que se estende até a manhã do Domingo de Páscoa.

Dom Armando Bucciol explica os momentos que envolvem o Tríduo Pascal.jpg

De acordo com o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Armando Bucciol, o Tríduo Pascal envolve três momentos em uma única celebração.

Na Quinta-feira Santa, à noite, conforme Dom Bucciol, começamos com a celebração da Ceia Pascal, “em que nós fazemos memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés”, no qual “Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade”.

Após a Ceia Pascal, com a celebração da Eucaristia, “memória viva do maior mistério do amor de Deus, do sacrifício de Cristo até as últimas consequências”, na Sexta-Feira Santa “nós celebramos este rito sóbrio de uma intensíssima espiritualidade da morte do Senhor”.

“Naquele dia, a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz. Ele nos amou até doar a última gota do seu sangue”, afirmou.

Já no Sábado Santo, “depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Cristo morto, eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude vivida de realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o tríduo”.

O bispo de Livramento de Nossa Senhora ainda observou que “é interessante observar que o sinal da Cruz se faz começando a Eucaristia na quinta-feira e repetimos com bênção final na celebração da Vigília Pascal e, através desse simbolismo litúrgico expressamos essa unidade dos três momentos celebrativos que caracterizam esse tríduo sacro”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas