Gaudium news > Governo da China Comunista proíbe Bispo de celebrar o Tríduo Pascal

Governo da China Comunista proíbe Bispo de celebrar o Tríduo Pascal

China – Mindong (Quinta-feira, 29-03-2018, Gaudium Press) O Bispo de Mindong, China, Dom Vicente Guo Xijin, foi capturado na noite de 26 de março junto ao Chanceler da Diocese, Padre Xu, após ter realizado uma reunião com as autoridades de Assuntos Religiosos. Se desconhece o motivo da prisão do prelado e seu retorno ocorreu na noite da terça-feira, 27 de março, mas as autoridades lhe proibiram de presidir como Bispo a Missa Crismal e as Missas Dominicais. O fato recorda uma prisão similar em 2017 a este mesmo Bispo e que não lhe permitiu presidir as celebrações da Semana Santa.

Governo da China Comunista proíbe Bispo de celebrar o Tríduo Pascal.jpg

Segundo relatou à AsiaNews, Dom Guo foi convocado pelo Departamento de Assuntos Religiosos no dia 26 de março às 15h. O bispo manteve uma discussão com as autoridades locais durante, pelo menos, duas horas, das quais se desconhece seu conteúdo. Finalmente, o prelado retornou à residência episcopal às 19h e preparou sua bagagem. Às 22h a polícia chegou para levá-lo.

De acordo fontes locais consultados pela agência de imprensa, Dom Guo pode ter sido sequestrado por se recusar a concelebrar com um Bispo ilegítimo durante as festas de Páscoa. O prelado não reconhecido pela Igreja seria o Bispo oficial Zhan Silu, um dos 7 Bispos excomungados que ainda não se reconciliaram com o Papa.

Dom Guo é reconhecido como Bispo pela Santa Sé, mas não é reconhecido pelas autoridades civis, por isso pertence à chamada “Igreja Subterrânea”. Os novos regulamentos sobre assuntos religiosos na China preveem o desmantelamento das comunidades subterrâneas e novos controles mais rigorosos sobre as atividades religiosas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas