Gaudium news > Seminário Metropolitano de Concepción, no Chile, celebra 450 anos

Seminário Metropolitano de Concepción, no Chile, celebra 450 anos

Chile – Concepción (Quarta-feira, 04-04-2018, Gaudium Press) Com uma Missa celebrada na Catedral de Concepción, a Arquidiocese deu início às atividades comemorativas pelos 450 anos do Seminário Metropolitano de Concepción, a instituição educacional mais antiga do país na qual atualmente se formam os futuros sacerdotes para sete Dioceses do sul do Chile.

Seminário Metropolitano de Concepción, no Chile, celebra 450 anos.jpg

A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Santíssima Concepción, Dom Fernando Chomali, que fez um chamado aos presentes a dar a conhecer a história do Seminário. “É uma oportunidade extraordinária para dar testemunho de sua vocação e é uma oportunidade para agradecer o trabalho dos formadores, colaboradores, funcionários”, disse.

Neste sentido, o prelado precisou sobre a importância de trabalhar em uma pastoral profunda, com uma forte base teológica, especialmente na formação dos sacerdotes. “Uma pastoral que não tem os fundamentos teológicos é uma pastoral leviana. Nós estamos chamados a dar substância à pastoral”, expressou.

E acrescentou: “Se nos perguntamos o que passou, por que há menos católicos e há outros que dizem que são católicos, mas vivem como se não o fossem, é porque nós não fomos capazes de responder adequadamente com nosso trabalho pastoral. Creio que foi porque faltou profundidade espiritual e densidade teológica. Estudar teologia e filosofia não é uma maneira de passar o tempo, mas é um ato de justiça ao trabalho da Igreja”.

Por sua vez, o Reitor do Seminário, Padre Juan Carlos Marín, comentou sentir uma “grande alegria, pois somos herdeiros de uma tradição e isso temos que celebrar, especialmente, com as sete dioceses nas quais estamos formando sacerdotes” e acrescentou que “nossa finalidade, neste tempo, é mostrar a casa de formação para que os jovens descubram esta instituição e descubram a vida sacerdotal. É promover, definitivamente, novas vocações”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas