Gaudium news > Paróquia pessoal para refugiados é criada em Israel

Paróquia pessoal para refugiados é criada em Israel

Israel – Jerusalém (Quinta-feira, 05-04-2018, Gaudium Press) Através de declaração oficial, na última quarta-feira, 04 de abril, o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, anunciou a criação de uma Paróquia Pessoal para Migrantes e Refugiados em Israel. A iniciativa busca potencializar e promover a atenção pastoral dos estrangeiros que residem no país e que enfrentam algumas limitações para ter acesso aos serviços religiosos.

Paróquia pessoal para refugiados é criada em Israel.jpg

“Durante vários anos, a comunidade da Igreja em Israel se enriqueceu com dezenas de milhares de estrangeiros que vivem permanentemente em nosso território e enchem nossas igrejas”, indicou o Administrador Apostólico. “Filipinos, indianos, srilankeses e muitos outros se converteram em uma parte integral de nossa comunidade. Junto a eles, os refugiados chegaram nos últimos anos, procedentes do Sudão do Sul e Eritreia”. O prelado relatou como o apostolado destas comunidades começou com sacerdotes individuais e passou ao estabelecimento de capelanias oficiais e da coordenação de um mistério pastoral com migrantes.

Graves limitações como localização de trabalho distante das paróquias locais tem feito com que muitas pessoas não tenham acesso aos lugares de culto tradicionais o que as coloca em situação de risco espiritual. Os estrangeiros migrantes poderão continuar frequentando as paróquias territoriais normais e acessar aos sacramentos em ditas paróquias sem distinção, mas gozarão de serviços pastorais em locais distantes dos templos. A paróquia pessoal estará encarregada dos aspectos pastorais sacramentais e formativos dos refugiados e migrantes, mas não dos estrangeiros e diplomatas permanentes.

Para cumprir estes fins, a Coordenação para o Cuidado Pastoral dos Migrantes e Refugiados existente se converterá no Vicariato Episcopal para Migrantes e Refugiados e será dirigida por um Vigário Episcopal. Este Vigário coordenará as atividades e ministérios das capelanias e os assistentes que trabalham neste campo pastoral no país. A data escolhida para a ereção canônica da Paróquia Pessoal e do Vicariato Episcopal se fixou para o dia 20 de maio, solenidade de Pentecostes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas