Gaudium news > Festa do Batismo de Santa Teresa de Jesus é celebrada na Espanha

Festa do Batismo de Santa Teresa de Jesus é celebrada na Espanha

Espanha – Ávila (Quinta-feira, 05-04-2018, Gaudium Press) A cidade de Ávila celebrou nesta quarta-feira, 04 de abril, a Festa do Batismo de Santa Teresa de Jesus. A celebração, que acontece dentro do Ano Teresiano, ocorreu na Paróquia São João Batista, onde se encontra a pia batismal na qual há 503 anos a Santa e mística do Carmelo foi batizada.

Festa do Batismo de Santa Teresa de Jesus é celebrada na Espanha.png

“Este 04 de abril é dia jubilar, pois celebramos a festa do Batismo de Santa Teresa. A igreja de São João, no centro da cidade de Ávila, é o templo onde uma ainda pequena Teresa de Cepeda y Ahumada recebe as águas do Batismo, entrando assim na família da Igreja. Tinha apenas sete dias de vida. Foram seus padrinhos o nobre Núñez Vela e doña Marta de Águila”, expõem a partir da organização do Jubileu Teresiano.

Não há muitas referências sobre o Batismo de Santa Teresa, mas sobre isso escreveu Dom Daniel de Pablo Maroto, da Ordem do Carmelo, que foi citado no website do Ano Teresiano:

“Se fala e escreve menos do Batismo da menina Teresa que do lugar de seu nascimento e se dá por certo que ocorreu na Igreja de São João, paróquia da família (…) Os testemunhos dos Processos respondem a pergunta sobre o fato dizendo, sistematicamente, que supõem que ela esteja batizada pois era filha de ‘pais nobres e bons cristãos’, sem mancha de mouros e judeus, como se dizia então. Além disso, se deduz do fato de ser religiosa carmelita. E que o fizeram segundo o rito da Igreja Católica.”.

Contam também que no dia 04 de abril de 1515, coincidentemente, soaram pela primeira vez os sinos do mosteiro da Encarnação, para anunciar nesse dia sua abertura. Este foi o convento onde a Santa e doutora da Igreja passaria depois a maior parte de sua vida.

Para celebrar o Batismo da religiosa, ocorreu na quarta-feira um Batismo extraordinário na pia batismal da Santa na igreja de São João Batista. O propósito foi o de dar maior realce a esta festa Teresiana, que não havia sido comemorada em 2015, durante o jubileu pelo 5º centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus.

Uma menina de sete anos foi quem teve a alegria de receber as águas do Batismo na mesma pia onde há 503 anos foi batizada a menina Teresa de Jesus. Uma iniciativa como esta, não ocorria desde 1915 na cidade, quando se celebrou o 4º Centenário do nascimento da mística.

A festa do Batismo, também foi ocasião para que os fiéis ganhassem a Indulgência Plenária, outorgada por ocasião do Ano Teresiano. Os que participaram da Santa Missa em qualquer um dos templos jubilares em Ávila, receberam esta graça especial.

O tempo jubilar, que se iniciou no dia 15 de outubro de 2017 e se estenderá até o dia 15 de outubro de 2018, foi concedido pelo Papa Francisco às cidades de Ávila e Alba de Tormes – respectivamente lugar onde nasceu e faleceu a carmelita-, a pedido de Dom García Burillo, Bispo de Ávila, para que se celebre de maneira periódica cada vez que o dia da festividade de Santa Teresa de Jesus -15 de outubro- coincida com o domingo, sendo 2017 o primeiro ano que se comemora.

O Ano Jubilar foi iniciado oficialmente no sábado, 14 de outubro de 2017, com a abertura da Porta Santa do Convento de Santa Teresa em Ávila. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas