Gaudium news > Missa é celebrada no Parlamento escocês após 19 anos

Missa é celebrada no Parlamento escocês após 19 anos

Escócia – Edimburgo (Quinta-feira, 05-04-2018, Gaudium Press) Pela primeira vez desde o seu restabelecimento pleno há 19 anos, o Parlamento da Escócia foi sede de uma Missa. O acontecimento tem um caráter histórico já que antes no século XVI não havia um Parlamento propriamente dito e depois a religião católica foi perseguida em todo o território do Reino Unido sob o reinado de Enrique VIII. A celebração ocorreu na quarta-feira santa, 28 de março, às 12h30.

Missa é celebrada no Parlamento escocês após 19 anos.jpg

“É um grande privilégio ter sido convidado oficialmente para celebrar a Sagrada Eucaristia dentro do Parlamento Escocês, o primeiro convite desde o restabelecimento do Parlamento há 19 anos”, comentou o Arcebispo à ‘Scottish Catholic Observer’. “É um gesto generoso que parece reconhecer que os católicos são participantes valiosos na vida civil da Escócia contemporânea, onde buscamos trabalhar com outros no avanço do bem comum”.

O Diretor do Departamento Parlamentar Católico Escocês, Anthony Horan, afirmou que a celebração da Eucaristia foi bastante apropriada devido ao significado do nome de ‘Holyrood’, lugar onde se localiza o Parlamento Escocês. “A celebração da Santa Missa, o ápice da vida católica, é uma oportunidade de expressar as orações pelo trabalho de nossos representantes escolhidos e pelo bem comum da sociedade”, explicou. “‘Holyrood’ significa ‘Santa Cruz’, assim que nesse sentido o Parlamento é um lugar bastante adequado para esta celebração histórica”.

Assistiram a Eucaristia funcionários como John Swinney, Vice-primeiro Ministro; Roseanna Cunningham, Secretaria de Gabinete para o Ambiente, Mudança Climática e Reforma de Terras; e parlamentares como Annie Wells, Donald Cameron, Mike Rumbles, Neil Findlay, Elaine Smith, Monica Lennon, Alex Rowley e Mark Griffin, provenientes dos diferentes partidos políticos do país. Elaine Smith, organizadora da Missa, manifestou seu agradecimento a Dom Cushley por sua presença no Parlamento e sua esperança de que a Santa Missa se converta em um evento anual na instituição. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas