Gaudium news > Provinciais Dominicanos participam de encontro europeu na Espanha

Provinciais Dominicanos participam de encontro europeu na Espanha

Espanha – Sevilha (Sexta-feira, 06-04-2018, Gaudium Press) O Convento São Tomás de Aquino de Sevilha acolhe desde a quarta-feira, 04 de abril, até sábado, 07, o Encontro Europeu de Provinciais Dominicanos com o tema “Formação e colaboração”. Os 24 provinciais e vigários de todo o continente -guiados pelo mestre da Ordem dos Pregadores, Frei Bruno Candoré, e em companhia dos cinco sócios da Cúria Geral e o ‘Inter-European Orden of Preachers’ (IEOP)-, vem compartilhando seus trabalhos e o estado atual de cada uma de suas províncias e vicariatos.

Provinciais Dominicanos participam de encontro europeu na Espanha.jpg

Além disso, estão sendo desenvolvidas sessões plenárias para apresentar uma colaboração interprovincial em diferentes áreas, sobretudo na formação e intereção entre as províncias do continente, segundo destaca nota de imprensa emitida pela Ordem dos Pregadores em seu website.

As jornadas de trabalho se iniciaram na manhã da quarta-feira com a oração das Laudes, com a saudação e boas vindas por parte da Península Ibérica, assim como do comitê coordenador do IEOP. Depois Frei Jesús Díaz Sariego, apresentou a atualidade da região espanhola através de um vídeo que falou de quatro prioridades: “a missão intelectual, a missão educativa, a promoção dos direitos humanos e o diálogo e encontro com os meios de comunicação”, relata a nota.

Díaz Sariego também falou sobre duas iniciativas atualmente em curso na Península Ibérica: trata-se 6º Centenário da Morte de São Vicente Ferrer, dominicano valenciano, cujo ano jubilar se celebrará em toda Comunidade Valenciana e em Vannes, França, onde faleceu; tendo um realce especial para os dominicanos presentes na Espanha.

“O Jubileu Vicentino conta com uma comissão interdiocesana na qual estão presentes três frades da Península Ibérica. Além disso, duas casas da província serão templos jubilares e diversos frades participarão em atos acadêmicos, conferências, congressos”, assinala a nota de imprensa.

A outra iniciativa da região espanhola, é um projeto de acompanhamento aos peregrinos do Caminho de Santiago que se adianta em Pamplona, onde a igreja de Santiago Apóstolo desta cidade se converterá em ponto de encontro para os peregrinos da rota jacobina.

O Encontro Europeu de Provinciais Dominicanos ocorre a cada ano durante a Semana de Páscoa, sendo organizado por uma província da Europa, como é o caso, nesta ocasião, da Província Ibérica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas