Gaudium news > Novo bispo auxiliar é apresentado na Arquidiocese e Olinda e Recife

Novo bispo auxiliar é apresentado na Arquidiocese e Olinda e Recife

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 09-04-2018, Gaudium Press) A Cúria Metropolitana da Arquidiocese acolheu na manhã da última sexta-feira, 6 de abril, o mais novo bispo auxiliar de Olinda e Recife, Monsenhor Limacêdo Antônio da Silva, nomeado recentemente pelo Papa Francisco.

Novo bispo auxiliar é apresentado na Arquidiocese e Olinda e Recife.jpg

Ao receber Dom Limacêdo em sua sala e oferecer as boas-vindas, o arcebispo entregou ao novo prelado uma cruz peitoral de presente.

Em seguida, o arcebispo explicou que “a cruz é uma das Insígnias Episcopais que recorda que, aonde o bispo for, ele é representante de Jesus Cristo e tem a missão de anunciar o mistério de sua morte e ressurreição”.

“Além da cruz, passei às mãos do monsenhor, com muita alegria, o Planejamento Pastoral 2018 da Arquidiocese, nosso Diretório Litúrgico Sacramental e o catálogo do clero, movimentos e pastorais da Arquidiocese”, informou.

O auxiliar nomeado será ordenado bispo em 10 de junho, na Catedral de Nazaré da Mata. O dia coincide com o aniversário de Dom Fernando Saburido.

“Sugeri a data sem saber do natalício”, comentou Monsenhor Limacêdo, que completou: “mas fiquei feliz; é um sinal de que estamos conectados”.

O religioso também participou da reunião do Conselho Episcopal, conheceu as instalações da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação (Pascom) e visitou o estúdio e a sala de imprensa, local no qual concedeu entrevista.

Mostrando-se otimista em relação ao novo desafio, Dom Limacêdo revelou que já conhecia Dom Saburido desde os tempos em que eram colegas no Mosteiro de São Bento. “A parceria já está funcionando, nos comunicamos muito por telefone e WhatsApp, e como disse em minha mensagem oficial, eu vim para ‘ser um’ com o arcebispo”, declarou.

“Quero ser colaborador dele 24 horas por dia. Gosto muito de trabalhar. Com os religiosos e religiosas, com os padres diocesanos, com quem está inserido no mundo da cultura, da educação, o mundo do campo social, eu quero ajudar a tocar nas chagas de Cristo. Penso que a fé tem que se encarnar. Daí meu lema episcopal, em primeira mão: ‘Verbum carum factum est’ (O verbo de Deus se fez carne)”, acrescentou.

O desafio, conforme Dom Limacêdo, é sempre evangelizar o anúncio em meio a esse mundo urbano, que “é um mundo contraditório, de concorrência, de inteligências, de debates – e que, por isso mesmo, precisa de Deus. Quero contribuir para que a Palavra chegue a quem eu encontrar – e conquiste, transforme quem eu encontrar pelo caminho”.

Ao deixar uma mensagem aos fiéis de Olinda e Recife, o novo bispo auxiliar expressou: “primeiro, quero dizer que estou muito feliz por Deus me chamar para essa missão. Fui nomeado bispo auxiliar para Olinda e Recife no dia em que completei um ano na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança. Eu digo portanto, a todos, de minha imensa alegria e de minha felicidade em viver agora entre vocês. Venho para servir, venho para trabalhar junto com o clero e com os leigos, quero ser um fiel colaborador do arcebispo, nas alegrias, nas tristezas, nos desafios e nas esperanças. Vamos juntos ser Igreja nesse mundo de condomínios, de favelas, de universidades, de cultura e de lixões. E que Deus nos abençoe”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas