Gaudium news > Igreja Siro-Malabar na Índia recorda que a ioga é incompatível com a Fé Católica

Igreja Siro-Malabar na Índia recorda que a ioga é incompatível com a Fé Católica

Índia – Mananthavady (Segunda-feira, 09-04-2018, Gaudium Press) A Igreja Católica de Rito Siro-Malabar publicou na Índia um relatório no qual se recorda aos fiéis que a prática da ioga é incompatível com a Fé Cristã. O documento foi elaborado pela Comissão Doutrinal Siro-Malabar e se intitula “Ioga e Crenças Católicas”.

Igreja Siro-Malabar na Índia recorda que a ioga é incompatível com a Fé Católica.jpg

“Na ioga não há lugar para Deus, o Criador e Sustentador, inclusive quando considera as experiências espirituais dos seres humanos”, expôs o relatório da Igreja Siro-Malabar divulgado pela agência ‘AsiaNews’. “Ainda que a ioga pode ter se originado e crescido das tradições seculares da Índia, depois se expandiu sob a influência da religião hinduísta sob a dominância bramânica”.

Por este motivo, o documento adverte do risco de que certas posições e exercícios podem ser “idolátricos em si mesmos”. Da mesma maneira advertiu sobre o perigo de que uma pessoa possa facilmente “equiparar experiências físicas resultantes da ioga com as obras do Espírito Santo”.

O relatório condenou a apresentação da ioga como uma “parte inseparável da cultura indiana” e as propostas até a imposição da prática nas escolas do país. O documento também criticou que grupos nacionalistas induístas tentem explorar a ioga para conseguir seus objetivos sectários e políticos.

Os Bispos Siro-Malabares já haviam feito declarações sobre a incompatibilidade da ioga e da Fé Católica em 2017. “A ioga não é um meio para contactar o divino”, indicaram nesse momento os prelados, que reconheceram que a prática pode ter efeitos sobre a saúde física e mental daqueles que a realizam. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas