Gaudium news > Brasília sedia 1ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes

Brasília sedia 1ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes

Brasília (Terça-feira, 10-04-2018, Gaudium Press) O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Comissão Nacional de Diáconos Permanentes da CNBB promoveram a 1ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes entre os dias 2 e 6 de abril.

O evento acolheu 26 diáconos de 20 dioceses, sendo que a maioria deles, segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária, Padre Antônio Niemiec, coordena escolas diaconais nos 18 regionais da CNBB e em seus bispados.

Conforme o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária, Dom Esmeraldo Farias Barreto, o encontro foi animado pelo grande desejo do Papa Francisco de ver uma Igreja cada vez mais defensora da vida, servidora e missionária. “Esta iniciativa busca ajudar os diáconos a viver melhor sua missão”, disse o religioso, que é bispo auxiliar de São Luiz do Maranhão.

O Padre Antônio Niemiec, assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária, que ficou responsável pela reflexão do tema central, ressaltou o fato de ser uma das primeiras iniciativas da Igreja para aprofundar a missão e a vocação dos diáconos. “Os diáconos, conforme o seu diretório, participam da consagração e da missão de Cristo”.

“A pessoa do Diácono e a missão” foi o tema do encontro, que buscou “proporcionar uma reflexão sobre o significado da Pessoa do Diácono Permanente em vista da missão que lhe foi confiada, de ‘Ser ícone de Cristo-Servidor constitui a identidade profunda do diácono’ (Doc. 74 CNBB, nº 39) numa Igreja missionária”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas