Gaudium news > Igreja na Espanha celebra a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações

Igreja na Espanha celebra a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações

Espanha – Madri (Quarta-feira, 11-04-2018, Gaudium Press) No dia 22 de abril, Quarto Domingo de Páscoa, conhecido também como domingo do “Bom Pastor”, a Igreja na Espanha celebrará duas jornadas vocacionais: se unirá à Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, e comemorará a Jornada de Vocações Nativas 2018.

Igreja na Espanha celebra a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações.jpg

“Tens um chamado”, será o lema de ambas jornadas que são animadas na Espanha pela Conferência Episcopal (CEE), através da Comissão Episcopal de Seminários e Universidades, a Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER) e as Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

O propósito é “visibilizar a chamada vocacional e sensibilizar a sociedade sobre a importância de colaborar com a oração e a contribuição econômica com todas as vocações do mundo”, tal como indica o Episcopado Espanhol em nota de imprensa.

Enquanto que a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, que celebra a Igreja em todo o mundo, busca “mover o chamado vocacional entre os jovens, e a oração de toda a Igreja para o nascimento de novas vocações e a consolidação das já existentes”, como expõem a CEE; a Jornada pelas Vocações Nativas, chama a atenção sobre aquelas vocações que surgem nos territórios de missão, “que muitas vezes têm sérias dificuldades econômicas para seguir adiante”.

Esta última, conta com o suporte da Obra Pontifícia de São Pedro Apóstolo, que é uma das quatro OMP e tem a responsabilidade de coletar as ajudas em todo o mundo para sustentar economicamente as vocações dos territórios de missão.

Além disso, as jornadas são ocasião para promover as vocações, mostrando às novas gerações a opção vocacional, seja à vida consagrada ou à vida sacerdotal, por isso entre os objetivos da iniciativa, além de animar a oração e apoio econômico, estão o de convocar os jovens para que “compreendam o chamado vocacional como algo que pode suceder em sua vida, e a vocação como um caminho de vida válido”.

Para animar ambas campanhas de oração, o Episcopado Espanhol preparou vários materiais, entre os quais se destaca um vídeo promocional que apresenta de maneira metafórica a vocação com o mundo empresarial onde há um chamado do “chefe mais influente do mundo”, assim como o cartaz da jornada, e o site tienesunallamada.com, onde se pode “responder ao chamado” rezando pelas vocações, ajudando economicamente as vocações nativas e compartilhando a campanha para difundir a mensagem.

De acordo com dados da última Memória de Atividades da Igreja Católica na Espanha do ano de 2015, o país europeu conta com 18.576 sacerdotes diocesanos, 55.367 religiosos e religiosas, incluídos os sacerdotes religiosos; e 9.154 monges e monjas de clausura.

Segundo CONFER, atualmente há 407 instituições com 40.2013 religiosos e religiosas.

Quanto às vocaciones nativas, no ano passado foram enviados de todo o mundo 18.522.039,10€ euros para atender a 76.917 seminaristas, 2.174 formadores e 5.649 noviços e noviças. Deste valor 8.94% foi oferecido pela Espanha. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas