Gaudium news > Salesianos se encontrarão em Roma para promover causas de beatificação e canonização

Salesianos se encontrarão em Roma para promover causas de beatificação e canonização

Itália – Roma (Quarta-feira, 11-04-2018, Gaudium Press) Com o objetivo de valorizar o patrimônio espiritual, pastoral, educativo de santidade iniciado por São João Bosco, entre os dias 10 e 14 de abril ocorre em Roma o 2º Seminário para a Promoção da Causa de Beatificação e Canonização da Família Salesiana.

Salesianos se encontrarão em Roma para promover causas de beatificação e canonização.jpg

O evento, que acontece na Casa Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, é dedicado ao tema da constatação científica e a avaliação teológica dos milagres, sendo dirigido às pessoas vinculadas com as causas de beatificação e canonização que se adiantam no interior da Família Salesiana, como são os vice-postuladores e colaboradores das causas, pessoas vinculadas com os lugares dos candidatos à santidade, representantes de grupos da Família Salesiana e de centros de formação e espiritualidade, entre outros.

“O objetivo que apresentamos neste seminário é fomentar, através de palestras, experiências, momentos de partilha e do trabalho em grupo; os conteúdos e os processos que ajudem na avaliação e no acompanhamento dos supostos milagres”, disse o Padre Pierluigi Cameroni, Postulador Geral das Causas de Beatificação e Canonização da Família Salesiana e promotor do Seminário, que é citado pela agência ANS.

As jornadas de trabalho serão abertas oficialmente às 16h da terça-feira, 10 de abril, com uma celebração Eucarística, e a apresentação dos participantes com a saudação de Dom Francesco Cereda, Vigário do Reitor Maior dos Salesianos; além da posta em comum com os objetivos do Seminário, por parte do Postulador Geral.

No dia 11 de abril iniciaram as reflexões após a Missa votiva do Espírito Santo que presidirá o Cardeal Angelo Amato, SDB, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que também oferecerá a primeira conferência com o tema “Valor e necessidade dos milagres nas Causas de Beatificação e Canonização”.

Neste dia o Postulador Geral falará sobre “O caminho das postulações nos anos 2016-2017”, e o Padre Boguslaw Turek, Subsecretário da Congregação para as Causas dos Santos, sobre “Os procedimentos dos milagres: a discussão e a avaliação médico-legal”.

Para o dia 12 de abril estão previstas as palestras: “Os santos como intercessores. Fama de santidade, fama de sinais e relevância eclesial das causas” e “Procedimento dos milagres: discussão e avaliação teológica”, temas que abordarão respectivamente a doutora Lodovica Maria Zanet, colaboradora da Postulação Geral, e Dom Carmelo Pellegrino, Promotor da Fé adjunto à Congregação para as Causas dos Santos.

No dia 13 de abril será o turno da conferência “O ‘círculo dos santos’: a teologia do mistério sagrado da comunhão”, que guiará o Padre Francois-Marie Léthel, OCD, consultor da Congregação para as Causas dos Santos. E no dia 14 de abril o Reitor Maior dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, oferecerá a palestra intitulada “Acompanhados por nossos santos no caminho de santidade”.

Os trabalhos se encerrarão com uma Missa que será presidida pelo Padre Fernández Artime às 11h do sábado, 14 de abril.

Por ocasião do 2º Seminário -o primeiro foi celebrado em abril de 2016-, a Família de São João Bosco apresentou a atualização do Pôster da Santidade Salesiana, cuja última edição havia sido publicada em 2014. Nesta oportunidade há algumas novidades: o Beato mártir Don Titus Zenam, e os veneráveis Giuseppe Arribat, Dom Stefano Ferrando, Francesco Convertini, José Vandor e Dom Ottavio Ortiz Arrieta; além dos novos Servos de Deus Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo.

Atualmente a Família Salesiana conta com 09 Santos, 118 Beatos, 16 Veneráveis e 26 servos de Deus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas