Gaudium news > Igreja tricentenária em Itabirito (MG) reabre suas portas após reformas

Igreja tricentenária em Itabirito (MG) reabre suas portas após reformas

Itabirito – Minas Gerais (Quarta-feira, 11-04-2018, Gaudium Press) Os fiéis do município mineiro de Itabirito, localizado a quase 575 quilômetros da capital Belo Horizonte, celebraram no último domingo, 8 de abril, a reabertura da Igreja tricentenária de Nossa Senhora da Conceição, que estava fechada para reformas há um ano e seis meses.

Igreja tricentenária em Itabirito (MG) reabre suas portas após reformas

Na ocasião, houve uma Santa Missa presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Celso Murilo Souza, e concelebrada pelo Padre Edmar José da Silva.

Centenas de fiéis e autoridades do município participaram da cerimônia de reabertura do templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição.

“Experimento uma imensa satisfação em poder devolver à comunidade do Acuruí essa igreja restaurada, no ano em que ela completa 300 anos. É um templo tricentenário e que está intimamente ligado à história do distrito do Acuruí. Daí a sua importância não somente religiosa, mas também histórica e cultural. Não teria presente melhor para a comunidade, que celebra os 300 anos de construção da igreja, do que receber este patrimônio restaurado”, destacou o Padre Edmar.

Construída em 1718, a igreja passou por um período de restauração na parte estrutural e artística, sendo essencial a participação de agentes diversos para a conclusão da obra.

O Padre Edmar lembrou ainda que “durante o processo de restauração, os técnicos do Instituto Yara Tupinambá ofereceram a alguns membros da comunidade um curso de oficial da construção civil, com ênfase em patrimônio histórico”.

Igreja tricentenária em Itabirito (MG) reabre suas portas após reformas

“Estes alunos tinham aulas teóricas pela manhã e à tarde ajudavam no restauro da igreja, juntamente com os diversos técnicos do Instituto. Neste sentido, eles serão os primeiros agentes de conservação do patrimônio da comunidade, inclusive da igreja restaurada. Foi feito um exemplar trabalho de conscientização com estes alunos da comunidade”, ressaltou o sacerdote. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas