Gaudium news > Igreja Católica viverá um 13 de maio especial neste ano

Igreja Católica viverá um 13 de maio especial neste ano

Redação (Quinta-feira, 12-04-2018, Gaudium Press) O 13 de maio é uma data importante dentro do calendário para a Igreja Católica. Neste dia se comemora Nossa Senhora de Fátima, recordando o aniversário da primeira aparição da Mãe de Deus aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta; acontecimento que completa 101 anos.

Igreja Católica viverá um 13 de maio especial neste ano.jpg

Mas neste ano de 2018, o 13 de maio será ainda mais especial. Além de ser a festa de Nossa Senhora de Fátima, neste dia se celebrará a Solenidade da Ascensão do Senhor, a Jornada Mundial das Comunicações Sociais e será o dia das Mães.

A Solenidade da Ascensão do Senhor ocorre todos os anos quarenta dias depois do Domingo da Ressurreição, fazendo memória do momento quando Jesus subiu aos céus na presença de seus discípulos, depois de anunciar-lhes que lhes enviaria o Espírito Santo.

O Evangelho de Marcos (Mc 16, 15-20), que será proclamado para esta solenidade, narra assim a Ascensão de Jesus Cristo aos céus: “Naquele tempo, apareceu Jesus aos Onze e lhes disse: ‘Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. O que crer e se batizar, se salvará; mas quem não crer será condenado’ (…) O Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus. Eles foram e proclamaram o Evangelho por todas as partes, e o Senhor atuava com eles e confirmava sua pregação com os milagres que faziam”.

Na festa da Ascensão do Senhor a Igreja também celebra a Jornada Mundial das Comunicações Sociais. Comemoração que foi instituída em 1967 por expressa vontade do Concílio Vaticano II, com o objetivo de formar as consciências diante da responsabilidade que tem cada pessoa e a sociedade no uso dos meios de comunicação, para orar para que tais meios se empreguem conforme o projeto de Deus sobre a humanidade, e para apoiar o trabalho que realiza a Igreja nos meios de comunicação social para a evangelização.

Todos os anos, por ocasião da Jornada, o Santo Padre apresenta uma mensagem que é dada a conhecer no dia 24 de janeiro durante a festividade de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas no qual o Pontífice oferece um tema específico de reflexão.

“‘A verdade vos fará livres’ (Jo 8, 32). Fake News e jornalismo em paz”, é o tema que o Papa Francisco propôs para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2018, a 52ª que celebra a Igreja.

Ali, o Pontífice apresenta o tema das falsas notícias e convida os fiéis e pessoas de boa vontade a não serem transmissoras das notícias falsas, especialmente nas redes sociais, oferecendo um antídoto: “O antídoto mais eficaz contra o vírus da falsidade é deixar-se purificar pela verdade (…) O melhor antídoto contra a falsidade não são as estratégias, mas as pessoas, pessoas que, livres da ganância, estão dispostas a escutar, e permitem que a verdade emerja através da fadiga de um diálogo sincero, pessoas que, atraídas pelo bem, se responsabilizam no uso da linguagem”.

Como se fosse pouco, no segundo domingo de maio se celebra o Dia Internacional das Mães, que neste ano de 2018 coincide também com o 13 de maio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas