Gaudium news > Mártires de Tibhirine: Governo argelino autoriza beatificação pública

Mártires de Tibhirine: Governo argelino autoriza beatificação pública

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 13-014-2018, Gaudium Press) O governo argelino permitiu a realização no país da cerimônia pública de beatificação dos monges de Tibhirine.

13-Mártires de Tibhirine- Governo argelino autoriza beatificação públicadownload.jpg

A notícia da autorização foi comunicada ao Vaticano.

A confirmação da concessão foi feita pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdelkader Messahel, em uma entrevista à rádio parisiense ‘France 24′:

“A Argélia deu o seu consentimento para a beatificação no País dos monges de Tibhirine e outros religiosos mortos durante os anos 90 e esta notícia foi comunicada ao Vaticano “, afirmou Abdelkader.

13-Martires de Tibhirine- Governo argelino autoriza beatificação pública.jpg

19 mártires cristãos entre 1994 e 1996

A cerimónia deve decorrer na cidade de Orã, da qual era bispo Dom Pierre Claverie, assassinado a 1 de agosto de 1996, juntamente com o seu motorista muçulmano Mohamed.

Além do bispo de Orã vão ser beatificados outros 18 religiosos e religiosas, incluindo os sete monges trapistas sequestrados e mortos na Argélia em 1996.

Os sete monges da Ordem Cisterciense da Estrita Observância – Christian de Chergé, Luc Docher, Christophe Lebreton, Michel Fleury, Bruno Lemarchand, Celestin Ringeard e Paul Favre-Miville – foram raptados e assassinados em Tibhirine, por ódio à Fé.

Entre os futuros beatos estão duas freiras agostinianas espanholas, as irmãs Caridade Álvarez e Esther Paniagua, também assassinadas por ódio à fé durante as revoltas de 1994 na Argélia, quando muitos estrangeiros foram mortos, em especial religiosos missionários que trabalhavam naquele país.

Beatificação e Canonização

A beatificação representa, na Igreja Católica, a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto diocesano e pode ser dado aos fiéis como intercessor, enquanto que a canonização e reconhecimento de santidade abre ao culto universal e o novo santo é apresentado como modelo de vida. (JSG)

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas