Gaudium news > Aplicativo para a Liturgia das Horas é desenvolvido na Itália

Aplicativo para a Liturgia das Horas é desenvolvido na Itália

Itália – Milão (Segunda-feira, 16-04-2018, Gaudium Press) Facilitando a prática de rezar a Liturgia das Horas, fazendo uso das Novas Tecnologias da Informação, a Conferência Episcopal Italiana (CEI), com a colaboração da Arquidiocese de Milão, colocou em prática o ‘app’ em italiano “Liturgia delle ore”.

Aplicativo para a Liturgia das Horas é desenvolvido na Itália.jpg

O aplicativo facilita a oração da Liturgia, tanto no rito Romano como no rito Ambrosiano, também conhecido como milanês, que é um dos ritos latinos medievais que subsistem na Igreja Católica, especialmente em Milão e algumas zonas circundantes à cidade italiana.

“O ‘app’ nasce da colaboração de alguns departamentos da Secretaria Geral da Conferência Episcopal Italiana e da Arquidiocese de Milão para oferecer a todos aqueles que desejem unir-se ao louvor da Igreja através do Ofício Divino, mas lhes é impossível participar da celebração comunitária, um instrumento para a oração litúrgica pessoal em rito Romano e Ambrosiano”, explicam.

O aplicativo põem à disposição o texto oficial da Liturgia das Horas da CEI, e também permite a versão em áudio das diversas horas do Ofício Litúrgico ao longo da jornada, sendo muito útil para as pessoas com incapacidade visual.

Além disso facilita a busca, assim como a leitura dos conteúdos da liturgia, graças a diversas funções. Como explicam seus desenvolvedores: “O ‘app’ CEI-Liturgia das Horas, conta com um novo visual gráfico, realizado completamente em chave moderna, com leitura precisa, navegação, busca e um reprodutor de áudio. Permite com uma série de utilidades cômodas, inserir marcadores e anotações pessoais para arquivar e levá-lo sempre consigo”.

Entre as opções incluídas no aplicativo, está a possibilidade de guardar o dia litúrgico, tanto o texto como o áudio, para consultá-los sem necessidade de conexão. Contêm um calendário que facilita seguir a oração de cada dia e segundo as horas litúrgicas, e oferece a possibilidade de interagir compartilhando os conteúdos com outros usuários.

O aplicativo, acompanha outro ‘app’ posto também à disposição da CEI há alguns uns anos: o ‘App Bibbia CEI’, que é o aplicativo gratuito para ler as Sagradas Escrituras, que conta com a tradução oficial da Bíblia apresentada pelo Episcopado Italiano no ano 2008.

De maneira similar ao ‘app’ da Liturgia das Horas, este proporciona funções de leitura, navegação e busca, além de permitir inserir marcadores e notas pessoais.

Ambos aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para smartphones e tablets com o sistema iOs e Android, acessando tanto o App Store da Apple ou o Google Play. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas