Gaudium news > Moçambique: Bispos celebram Jubileu de 50 anos do Seminário S. Pio X de Maputo

Moçambique: Bispos celebram Jubileu de 50 anos do Seminário S. Pio X de Maputo

Maputo – Moçambique (Terça-feira, 17-04-2018, Gaudium Press) O Seminário Teológico Interdiocesano de S. Pio X, em Maputo, celebra seu Jubileu de Ouro. Para comemorar tão auspiciosa data, no dia 15 último, domingo, foi celebrada uma Santa Missa de ação de graças concelebrada portodos os bispos de Moçambique.

17Moçambique- Bispos celebram Jubileu de 50 anos do Seminário S. Pio X de Maputo.JPG

A celebração eucarística alusiva à data foi presidida pelo Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio e contou também com a presença de sacerdotes e seminaristas.

As comemorações do Jubileu de Ouro trazem a inspiração do lema: “50 anos Formando Sacerdotes para Consolidação da Igreja Local” e as festividades devem continuar até o próximo mês de Outubro.

Sacerdotes para a consolidação da igreja local

Dom Francisco Chimoio, em uma entrevista ao Vatican News, afirmou que durante 50 anos, o Seminário Maior São Pio X foi marcado por vários momentos.

Contudo, o destaque vai para a formação de sacerdotes.
Dos que passaram pelo Seminário Maior de Maputo, muitos são sacerdotes que hoje trabalham por todas as partes do país, sendo que, alguns deles, foram escolhidos bispos e encontram-se no serviço da Igreja Católica em Moçambique.

Depois de 50 anos, mais desafios

O Jubileu de Ouro e um momento de festa para toda a igreja, afirma o Reitor do Seminário Sã Pio X, Pe. Marcos Mubango, sendo que, para ele, a consolidação da igreja local em Moçambique é um processo e passa forçosamente pela formação de novos sacerdotes.

Sacerdotes que a Sociedade exige

Para o presidente da Comissão Episcopal para Seminários e Vocações e igualmente Bispo da Diocese de Gurué, Dom Francisco Lerma, “Formar sacerdotes que a sociedade exige dedicação e esforço”.

Para Dom Lerma, celebrar 50 anos do Seminário S. Pio X, significa muitos anos de história e desafios para os quais os sacerdotes devem estar preparados para enfrentá-los.

No Seminário Teológico Interdiocesano de S. Pio X, em Maputo, estão jovens estudantes oriundos de todas as dioceses de Moçambique.
A Missa de Ação de Graças pelos 50 anos do Seminário Maior São Pio X, na celebração de seu Jubileu de Ouro, deixou visivelmente satisfeitos -e também orgulhosos- os seminaristas que agora usufruem dos cursos de formação ali ministrados. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas