Gaudium news > Diocese de Roma promove peregrinação para celebrar os 160 anos das aparições em Lourdes

Diocese de Roma promove peregrinação para celebrar os 160 anos das aparições em Lourdes

Itália – Roma (Terça-feira, 17-04-2018, Gaudium Press) O Vicariato da Diocese de Roma abriu as inscrições para uma nova edição da peregrinação ao Santuário de Lourdes que há décadas é realizada pela Diocese romana com a participação de seu Arcebispo.

Diocese de Roma promove peregrinação para celebrar os 160 anos das aparições em Lourdes.jpg

A romaria, organizada pela Obra Romana das Peregrinações (ORP), está prevista para os dias 27 a 30 de agosto. O epicentro estará nas comemorações pelo 160º aniversário das aparições da Imaculada Virgem Maria à Santa Bernadette Soubirous.

Através de uma carta, o Vigário Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis -que participará pela segunda vez na peregrinação-, dirigiu um convite especial aos párocos romanos, para que convoquem os fiéis a esta tradicional peregrinação.

“É um encontro já consolidado por décadas, o encontro dos peregrinos romanos e de tantos sacerdotes aos pés de Nossa Senhora, junto a Gruta de Lourdes, nos últimos dias do mês de agosto”, escreve o Arcebispo, que acrescenta: “Este ano, no 160º aniversário das aparições, iremos colocar nas mãos de Nossa Senhora nossos caminhos e nossos projetos”.

Como é tradição, durante a peregrinação diocesana, se encomendará à Nossa Senhora o novo ano pastoral para a Diocese. Como escreve Dom De Donatis na missiva: “Serão dias para compartilhar com nossa gente e entre nós, em espírito de comunhão e acolhida as indicações pastorais que nos darão no ano que nos espera”.

Quanto ao tema que acompanhará a romaria, o Vigário do Papa comentou que será aquele que propôs o Santuário de Lourdes para o presente ano pastoral: “Fazei o que ele vos disser”, tomado do Evangelho de João 2, 5, que narra o episódio das Bodas de Caná.

Entre os peregrinos se destacarão os enfermos, que são os convidados especiais da peregrinação diocesana e com Fé, uma vez que se encontrem no Santuário, se submergirão na água sanadora que há mais de um século brotou na Gruta das aparições.

Por esta razão se contará com o apoio da União Nacional Italiana de Transporte de Enfermos a Lourdes e Santuários Internacionais (UNITALSI), com presença em Roma.

“Toda a Igreja em Roma, nas várias expressões, começando pelas paróquias, a Pastoral da Saúde, a Pastoral Universitária, a UNITALSI, está convidada a participar”, conclui Dom De Donatis.

Novo caminho dos peregrinos

Os participantes da peregrinação romana a Lourdes, terão a oportunidade de conhecer o novo caminho dos peregrinos que se inaugurou no Santuário Mariano no dia 04 de abril, e faz parte do Projeto “Gruta Coração de Lourdes”, uma iniciativa orientada à acolhida dos visitantes do Santuário.

“Nossa missão é a de velar para que todos o que venham ao Santuário se deixem tocar pelo amor incondicional de Jesus diante da Gruta. Nossa pregação, projetos, iniciativas, tem que levar-nos a isso”, incidiu Dom Nicolás Brouwet, Bispo de Tarbes e Lourdes, ao dar a conhecer este projeto.

O novo caminho dos peregrinos, inicia a partir de um espaço arborizado para favorecer a preparação interior antes de chegar à Gruta, que é o coração de Lourdes. Posteriormente, se passa à Gruta, lugar de oração; e dali às fontes e depois às piscinas. A passagem culmina do outro lado do rio, onde se reservou um espaço para que os peregrinos possam acender uma vela a Nossa Senhora. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas