Gaudium news > Crer, ensinar o que crer, viver o que ensinar: conselho do Papa a novos sacerdotes

Crer, ensinar o que crer, viver o que ensinar: conselho do Papa a novos sacerdotes

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-04-2018, Gaudium Press) Na Basílica de São Pedro, dezesseis novos sacerdotes foram ordenados pelo Papa Francisco durante celebração da Missa deste IV Domingo da Páscoa, que é denominado como Domingo do “Bom Pastor” e foi a ocasião em que a Igreja celebrou o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

As palavras então dirigidas aos novos sacerdotes foram, na verdade, mais que uma exortação, um conselho:

“Conscientes de terem sido escolhidos entre os homens e postos ao serviço dos homens nas coisas que são de Deus, realizem com verdadeira caridade e alegria constante a obra sacerdotal de Cristo, unicamente intentos a agradar a Deus e não a vocês mesmos ou aos homens, por outros interesses. Somente serviço a Deus, para o bem do Santo povo fiel de Deus.”

Mostrando aos novos presbíteros o significado, importância e implicações do novo ministério ao qual foram chamados, Francisco os incentivou a não se cansarem de ser misericordiosos: “tenham diante de vocês o exemplo do Bom Pastor”.

Crer, ensinar o que crer, viver o que ensinar

“O ensino de vocês seja alimento para o povo de Deus, alegria e sustento aos fiéis de Cristo, o perfume de suas vidas. E com a palavra edifiquem a Casa de Deus que é a Igreja. Exercerão também, em Cristo, o múnus de santificar. Pelo ministério de vocês se realiza plenamente o sacrifício espiritual dos fiéis, unido ao sacrifício de Cristo, que, juntamente com eles, é oferecido por suas mãos sobre o altar, de modo sacramental, na celebração dos santos mistérios”, aconselhou Francisco aos recém ordenados.

Esta exortação foi feita depois de o Papa aconselhar aos dezesseis ordenandos a distribuir a todos a Palavra de Deus que recebida com alegria: após meditar na lei do Senhor, procurar crer no que leu, ensinar o que crer e viver o que ensinam.

Tomar consciência do que fazem, imitar o que realizam

No novo caminho em que entraram, e que deverão seguir, tomem consciência do que fazem, imitem o que realizam, celebrem o mistério da morte e da ressurreição do Senhor, esforcem-se para fazer morrer em vocês todo o mal e caminhem na vida nova.

O Papa ainda recordou aos novos presbíteros que com o Batismo irão acrescentar novos fiéis para o Povo de Deus. Com o Sacramento da Penitência perdoarão os pecados em nome de Cristo e da Igreja, continuou o Santo Padre, acrescentando em sua homilia um conselho apela:

“Por favor, não se cansem de ser misericordiosos. Pensem nos pecados de vocês, nas misérias de vocês que Jesus perdoa. Sejam misericordiosos. Com o óleo santo darão alívio aos enfermos. Celebrando os ritos sagrados e oferecendo nas várias horas do dia a oração de louvor com ações de graças e súplicas, serão voz do Povo de Deus e de toda a humanidade.”

“Tenham sempre diante dos olhos o exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir e para buscar e salvar o que estava perdido”, encerrou. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com Informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas