Gaudium news > “Nossa vida, nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina” diz Papa Francisco

“Nossa vida, nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina” diz Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-04-2018, Gaudium Press) No IV Domingo da Páscoa (22/04) celebrou-se o 55° Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

23-?Nossa vida, nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina? diz Papa Francisco.png

A propósito, dirigida aos Bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis do mundo inteiro, o Santo Padre publicou uma Mensagem em 04 de dezembro de 2017/12/17.

Vida, fruto de uma vocação divina

Em sua Mensagem o Papa destacou, entre outras coisas, que “a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina”, para a qual é preciso um processo de discernimento.

Em vista da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos dedicada aos Jovens, “sobretudo na relação entre jovens, fé e vocação”, – a ser realizada em outubro próximo, – o Pontífice refletiu sobre três conceitos: “escuta, discernimento e vida”.

Escutar, discernir e viver a Palavra de Deus

“Na diversidade e especificidade de cada vocação, pessoal e eclesial, é preciso escutar, discernir e viver a Palavra, que nos chama do Alto e, ao mesmo tempo, nos permite render nossos talentos, fazendo de nós instrumentos de salvação no mundo e orientando-nos à plenitude da felicidade”.

Francisco afirmou que “o chamado do Senhor não é evidente, como tantas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária. Deus vem de forma silenciosa e discreta, sem se impor à nossa liberdade. Assim pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração”.

Os olhos da Fé e a leitura dos sinais dos tempos

Por isso, é preciso “preparar-se à uma escuta profunda da sua Palavra, prestar atenção aos seus detalhes diários e aprender a ler os sinais dos tempos com os olhos da fé, sempre abertos às surpresas do Espírito”.

“Cada um de nós pode descobrir a própria vocação através do discernimento espiritual. Hoje temos grande necessidade do discernimento e da profecia, para superar as tentações da ideologia e do fatalismo. Todo cristão deveria desenvolver a capacidade de ler os acontecimentos da vida e identificar o que o Senhor quer de nós, para continuarmos a sua missão”.

Assumir

Em sua mensagem, Francisco destacou a necessidade de assumir a própria vocação:
“A vocação realiza-se hoje! A missão cristã é para o momento presente! Cada um de nós é chamado – à vida laical no matrimônio, à vida sacerdotal no ministério ordenado, ou à vida de especial consagração – a ser testemunha do Senhor, aqui e agora”.

“O Senhor continua nos chamando a segui-lo”.

Respondamos a Ele com o nosso generoso “sim”:

“Eis-me aqui”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas