Gaudium news > Batismo de Nosso Senhor

Batismo de Nosso Senhor

Redação (Segunda-feira, 23-04-2017, Gaudium Press) Por humildade, Nosso Senhor submeteu-Se à Circuncisão e à Apresentação no Templo. E por esse mesmo motivo, Ele recebeu o batismo de João.

23-Batismo de Nosso Senhor.jpg

Há, entretanto, outras razões – São Tomás de Aquino apresenta dez – que procuraremos sintetizar.

Jesus teve o objetivo de purificar as águas. Afirma Santo Ambrósio que “o Senhor foi batizado, não porque quisesse ser Ele purificado, mas para purificar as águas, a fim de que limpas pela carne de Cristo, que jamais conheceu o pecado, tivessem o poder de batizar”.

Simbolismo da água

Escreve Monsenhor João Clá:

“Temos aqui um interessante problema teológico-metafísico: por que razão Deus escolheu a água como matéria para o Batismo? A água é um elemento rico em simbolismo. Por exemplo, é uma imagem da exuberância de Deus. Basta considerar que três quartas partes da superfície da Terra são constituídas por água.

“Também é símbolo de vida. É elemento essencial para a manutenção de todos os seres vivos. Quanto mais abunda a água numa região, maior é a quantidade de plantas e animais que ali se desenvolvem. Além disso, ela é o elemento preponderante da matéria viva, de maneira tal que o próprio corpo humano é composto, na sua maior parte, de água.

“Podemos considerá-la também um símbolo da bondade, do carinho e da magnanimidade de Deus para com a humanidade. Agrada ao ser humano vê-la cair, em forma de chuva, cristalina, refrescante, tornando fértil o solo, favorecendo as plantações, limpando o ar.”

Manifestação da Santíssima Trindade

Nosso Senhor quis ser batizado por São João Batista para estimular nos homens o desejo do Batismo sacramental.

Logo depois do batismo do Redentor, “o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em Ti ponho o meu bem-querer'” (Lc 3, 15-16. 21-22).

O céu se abriu “para manifestar que o caminho do Céu fica aberto para os batizados” . Desceu o Espírito Santo porque sobre todos os que recebem o Sacramento do Batismo baixa o Paráclito.

A pomba representa a inocência. “A figura da pomba era conveniente, portanto, para nos fazer compreender que, havendo sido batizados e transformados em templos do Espírito Santo, temos a necessidade única de conservar esse templo da alma com a simplicidade e a candura da pomba, isto é, na inocência.”

Inocência não significa ingenuidade. Instruindo seus discípulos, disse Nosso Senhor: Sede “prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10, 16). Eis aqui uma importantíssima característica do inocente: deve ser astuto quando se defronta com os maus, e singelo ao tratar com os bons.

No batismo de Cristo manifestou-Se a Santíssima Trindade: o próprio Jesus foi batizado em sua natureza humana; o Espírito Santo desceu em forma de pomba; ouviu-se a voz do Pai dando testemunho em favor do Filho.

Ao receber o batismo, Jesus iniciou sua vida pública.

Efeitos do Sacramento do Batismo

Pouco antes da Ascensão, Jesus conferiu esta missão aos Apóstolos: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

O Batismo instituído por Nosso Senhor tem efeitos infinitamente maiores do que o realizado pelo Precursor. Ele apaga todos os pecados, quer o original, quer os atuais, e elimina as penas devidas pelos pecados.

Liberta do demônio aquele que o recebe. Por isso é realizado o exorcismo sobre o batizando, que renuncia explicitamente a satanás; sendo criança, a renúncia é feita pelos padrinhos.

Além disso, confere a graça santificante, virtudes e dons do Espírito Santo, imprime caráter elevando o homem à condição de filho de Deus – pois antes era mera criatura – e abre-lhe as portas do Céu. Ele é a chave de todos os outros Sacramentos, indispensáveis para o homem cumprir com fidelidade a Lei de Deus. Pelo Batismo a pessoa se torna membro da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana.

A veste branca usada pelo batizando representa a inocência. A vela, acesa no círio pascal, significa que Nosso Senhor Jesus Cristo o ilumina. E a unção com o santo crisma – óleo perfumado consagrado pelo bispo – simboliza o dom do Espírito Santo que o novo batizado recebe.

“Uma criança recém-batizada tem mais poder do que todos os infernos reunidos.”

Agradeçamos do mais fundo da alma a graça de termos sido batizados. E se não o fomos, façamos todos os esforços para receber logo esse Sacramento. Se tivemos a infelicidade de perdermos a inocência batismal, peçamos a Maria Santíssima que nos obtenha de seu Divino Filho o perdão, pelo Sacramento da Confissão, e a restaure com muito maior brilho.

Por Paulo Francisco Martos

(in Noções de História Sagrada – 148)

……………………………………………………………………

1 – SANTO AMBRÓSIO. Tratado sobre el Evangelio de San Lucas. L.II, n.83. In: Obras. Madrid: BAC, 1966, v. I, p.135.
2 – CLÁ DIAS, João Scognamiglio. EP. O inédito sobre os Evangelhos. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana; São Paulo: Instituto Lumen Sapientiae, 2014, v. III, p. 163.

3 – SÃO TOMÁS DE AQUINO, Suma Teológica, III, q. 39, a. 5, resp.

4 – Idem, ibidem, III, q. 39, a. 6, resp.

5 – CLÁ DIAS, op. cit. 2012, v. V, p. 171-172.
6 – Cf. SÃO JERÕNIMO, In Matth. 1. 2, super 3. 16
7 – Cf. SÃO JERÕNIMO, In Matth. 1. 2, super 3. 16: ML 26, 31.
8 – Cf. CLÁ DIAS, op. cit., 2012, v. V, p. 161.
9 – Cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1237.
10 – Cf. CLÁ DIAS, op. cit., 2014, v. III, p. 163.
11 – Cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1241, 1243.
CLÁ DIAS, op. cit., 2013, v. I, p. 187.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas