Gaudium news > Universitários mostram “boas práticas” com a “marca católica”

Universitários mostram “boas práticas” com a “marca católica”

Coimbra – Portugal (Terça-feira, 24-04-2018, Gaudium Press) É “um mito do passado” afirmar que “não há estudantes católicos no seio das universidades”.

24-Universitários mostram ?boas práticas? com ?marca católica?.png

Esta é uma afirmação do assistente do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) da Igreja Católica, em Portugal.
Suas palavras foram ditas após a realização de um encontro para Estudantes Universitários no qual foram apresentadas “boas práticas” católicas.

O Padre Eduardo Duque, assistente do SNPES, afirmou em declarações à imprensa: “Ouvimos aqui gente que está no seio das universidades, do primeiro ano ao último ano dos diversos cursos universitários, fazendo mestrados. É gente que se associa para rezar, para fazer um conjunto de atividades com a marca católica, que acredita numa Igreja aberta, numa Igreja que vai ao encontro dos outros, que acredita numa Igreja em saída”.

Um Mito do Passado

O assistente do nacional Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior fez notar que “muitas vezes” se pensa que os universitários só se entregam às farras, “só se dão aos copos, às noites” e, mais, que a partir do curso secundário “não há estudantes católicos no seio das universidades”.

Isso é coisa do passado, disse Padre Eduardo: “É uma ideia mítica”, ou seja, é um mito do passado, realçou ele logo após o encerramento do após o Encontro Nacional de Universitários 2018, realizado no dia 21 último, onde os estudantes partilharam diversas ‘boas práticas de Pastoral Universitária’.

Neste contexto, o padre Eduardo Duque destaca que os jovens que são católicos em Portugal, “o são convictamente, com ânimo, com uma vontade tremenda de se encontrar, de se conhecer, de fazer comunidade”.

Esperança Fortalecida

No Centro Universitário Justiça e Paz, em Coimbra, o Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, da Igreja Católica em Portugal, reuniu um conjunto de práticas, “talvez aquelas melhores práticas a nível nacional” nas universidades, de norte a sul e ilhas, mais concretamente o Arquipélago da Madeira.

“Saímos com uma esperança aumentada, uma esperança fortalecida”, assinalou o assistente nacional do SNPES.
Das diferentes experiências apresentadas, “sensibilidades religiosas, atitudes e comportamentos” é possível começar a compreender que afinal “todos” os universitários que se dizem católicos e se querem juntar pretendem “compreender melhor a vida de Cristo, ir mais a fundo, vivê-la, interioriza-la e depois levá-la aos outros”.

De 12 “boas práticas” que foram apresentadas online, os estudantes universitários escolheram cinco que para conhecerem ao pormenor em reuniões, debates e e no final do encontro reuniram-se todos num plenário de partilha.

Do programa do ‘Encontro de Universitários 2018′ estava previsto também uma visita à Biblioteca Joanina, da Universidade de Coimbra, momentos de oração e convívio e um concerto de música sacra pelo Coro ‘Alma Graham’.

O sacerdote de Braga realçou também que o encontro “é muitíssimo importante” porque nasce “a partir das dificuldades”, ou seja, “das bases” e não apenas de quem coordena o setor.

Próximo Ano Pastoral

O próximo ano pastoral nas universidades vai começar a ser preparado na reunião do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, em 30 de junho.

“Existe compromissos, tem gente que leva isto a sério, tem pessoas que na universidade não quer ficar parado. Eles querem ter voz, uma voz jovem, católica no meio dos seus colegas.
Se este ano foi de reconhecermos as práticas, pode ser um ano de maior incentivo, um ano de coragem, um ano de implementarmos dinâmicas”, concluiu o padre Eduardo Duque. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas