Gaudium news > Nicarágua acolherá milhares de jovens nos dias prévios à JMJ Panamá 2019

Nicarágua acolherá milhares de jovens nos dias prévios à JMJ Panamá 2019

Nicarágua – Managua (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) Mais de 15 mil peregrinos procedentes de diversas partes do mundo serão acolhidos em Nicarágua no mês de janeiro de 2019 durante a semana prévia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará no Panamá de 22 a 27 de janeiro do próximo ano.

Nicarágua acolherá milhares de jovens nos dias prévios à JMJ Panamá 2019.jpg

Os Dias nas Dioceses ou pré-jornada, como se conhecem os dias que antecedem a JMJ, são uma tradição que se realiza desde 1997 por ocasião do grande evento juvenil, mas para 2019 se viverá de uma maneira diferente, já que não apenas terão lugar no país anfitrião, Panamá, mas em Costa Rica e também em Nicarágua.

“Nós estamos preparados para receber 15.375 peregrinos de outros países para os dias de pré-jornada aqui em Nicarágua, que está programado para se celebrar na semana de 13 a 20 de janeiro de 2019”, foi o anúncio que fez Dom Jorge Solórzano Pérez, Bispo de Granada e Presidente da Comissão de Pastoral Juvenil de Nicarágua durante uma coletiva de imprensa.

O prelado comentou que os peregrinos virão do México, da América Central, América do Sul, e também da Europa, e explicou que estes dias serão uma ocasião propícia para fortalecer a evangelização no país.

“Este acontecimento da JMJ, a peregrinação dos sinais e os Dias nas Dioceses, queremos que fortaleza o processo de evangelização de nossos jovens. Que eles possam transformar nossa Igreja e nossa sociedade, e para isso estamos preparando em 2019 uma grande missão para a juventude em Nicarágua”, adiantou Dom Solórzano Pérez.

Várias serão as atividades que realizarão os jovens nos dias prévios à JMJ em cada uma das Dioceses da pré-jornada, incluindo as do Panamá e as de Costa Rica, que da mesma forma acolherão centenas de milhares de peregrinos. Entre elas haverá catequeses especiais, vigílias de oração, Hora Santa, confissões, encontros culturais e outros para conhecer a religiosidade popular local, assim como a realidade pastoral.

Tal como comentou o Padre Rafael Ochomongo, a cargo da direção dos Dias nas Dioceses do Comitê Organizador Local da JMJ Panamá 2019, durante um encontro celebrado no Panamá, cada programa da pré-jornada será coordenado em cada Diocese, mas terão os pilares fundamentais da família e da paróquia.

Mas esta não será a única atividade que viverá Nicarágua por ocasião da JMJ, já que de 12 de maio à 22 de junho o país terá a peregrinação da Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos do evento mundial.

Ambos sinais, que foram confiados aos jovens do mundo por São João Paulo II -promotor das jornadas da juventude- chegarão a Nicarágua procedentes de Honduras, para percorrer várias Dioceses do país. A peregrinação culminará quando a Cruz e o Ícone da JMJ forem entregues às Dioceses da Costa Rica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas