Gaudium news > Centro Documental abriga antigos arquivos da Cúria de Piracicaba (SP)

Centro Documental abriga antigos arquivos da Cúria de Piracicaba (SP)

Piracicaba – São Paulo (Quinta-feira, 26-04-2018, Gaudium Press) O Centro Documental da Diocese de Piracicaba tem a responsabilidade de armazenar os livros sacramentais da história da Igreja Católica na região paulista, antes mesmo de ser elevada à condição de bispado.

Centro Documental abriga antigos arquivos da Cúria de Piracicaba (SP).jpg

O lugar instalado no prédio Dom Eduardo Koaik, anexo ao da Cúria Diocesana, possui um acerco de dezenas de livros históricos, sendo o primeiro datado de 1774, no qual consta o registro do sacramento do Batismo de “brancos e pessoas libertas da nova Freguesia de Piracicaba”, na Igreja Santo Antônio.

O primeiro registro é de um homem, de nome Antônio, que teve seu batismo em 29 de junho de 1774. No total, o Centro Documental abriga 1.076 livros com registros sacramentais (Batismo e Matrimônio) de todas as paróquias de compõem a diocese. Também há no espaço livros antigos que trazem históricos de Crismas e óbitos.

Hoje, o Centro Documental é coordenado pelo Diácono Marcos Roberto do Nascimento, que conta com o apoio das voluntárias Tereza Adélia Naked, Simone Cristina Rodrigues do Nascimento e Evanda Letícia de Souza.

Com amplo conhecimento em conservação de documentos e livros, Tereza atua há cinco anos no trabalho de recuperação das obras que apresentam perdas de papel devido ao tempo. “São livros importantes e que estão relativamente bem conversados, mas é necessário tratamento para eliminar fungos e outros parasitas”, explicou.

Segundo o Diácono Marcos, o Centro Documental, além de ser um espaço físico para conservação dos documentos, é um local para pesquisa de arquivos e registros de descendentes. “Somente de janeiro até meados de março tivemos 115 pedidos de certidão para cidadania. Isso cabe uma pesquisa minuciosa nos documentos e registros antigos”, recordou.

Todo documento expedido, tanto de segunda via do batismo para aquelas pessoas que buscam o matrimônio quanto para fins de cidadania, consta a assinatura do Chanceler do Bispado, Monsenhor Jamil Nassif Abib, tornando-se assim um documento oficial. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Piracicaba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas