Gaudium news > Ordem de Malta elege novo Grão Mestre

Ordem de Malta elege novo Grão Mestre

Roma – Itália (Quinta-feira, 03-05-2018, Gaudium Press) A Ordem de Malta elegeu seu novo Grão Mestre.
O novo Grão Mestre é Giacomo Dalla Torre, do Templo de Sanguinetto. Ele é italiano e tem 74 anos.

03-Ordem de Malta elege novo Grão Mestre.jpg

Até agora o irmão Giacomo era o Lugar Tenente da Ordem, ou seja era um superior provisional.

A eleição

Os quase 60 membros do Conselho Pleno de Estado se reuniram na Villa Magistral, em Roma, onde teve lugar a votação que é secreta. Apenas 12 cavaleiros preenchiam os requisitos exigidos pelos estatutos da Ordem para poderem ser elegíveis.

O novo Grão Mestre informou sua eleição em uma carta enviada ao Papa e, logo em seguida comunicou o fato a todos os membros da Ordem.

Ainda há poucos dias ele esteve com o Papa Francisco durante uma audiência no Vaticano.

Irmão Giacomo prestará juramento na Igreja de Santa Maria in Aventino, neste 3 de maio, na presença do Delegado especial do Papa ante a Ordem de Malta e dos Membros do Conselho Pleno de Estado.

Criada na época das Cruzadas, quando teve importante atuação militar, a Ordem de Malta está presente em 120 países e possui mais de 12 mil membros, além de 80 mil voluntários.

O principal objetivo de Dalla Torre deverá ser a reforma da Constituição da Ordem de Malta, iniciada em 2017.

Seu primeiro compromisso oficial será participar da 60ª peregrinação internacional da Ordem a Lourdes, na França, entre dias 4 e 8 de maio.

Irmão Giacomo é formado em letras e filosofia pela Universidade de Roma, com especialização em arqueologia cristã e história da arte. Ele faz parte da Ordem de Malta desde 1985 e substitui o britânico Matthew Festing, que teve de renunciar em janeiro de 2017, por pressão do papa Francisco.

Anos Agitados

Esta eleição ocorreu depois de dois anos agitados para a Soberana Ordem de Malta.
A escolha do novo Grão Mestre revelou um nome conhecido e com boas relações junto à Santa Sé.

Sem dúvida uma atitude bastante diplomática que aponta para o desejo de ser levado avante o bom relacionamento entre a Ordem de Malta e a Santa Sé.

É inegável que se trata de um passo importante acontecido depois da crise que chegou a seu ápice com a renúncia do anterior Grão Mestre, Irmão Matthew Festing.   (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas