Gaudium news > Encerrado o II Simpósio Canônico em Florianópolis

Encerrado o II Simpósio Canônico em Florianópolis

Florianópolis – SC (Quinta-feira, 10-05-2018, Gaudium Press) Leigos e padres de todo país estiveram em Florianópolis, capital de Santa Catarina, para o II Simpósio Canônico do Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina, ISDCSC, que teve como tema, “Questões seletas de Direito Matrimonial e Penal Canônico”.

Simpósio III (1).jpg

Promovido pelo ISDCSC, o objetivo do Encontro foi tratar dos aspectos atuais e mais significativos do Direito Matrimonial e Penal Canônico, tanto na dimensão substancial quanto processual.
O evento teve início na terça-feira, 08, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

Na abertura, o arcebispo de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, disse que o Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina é uma resposta do Papa Francisco, de vir em socorro das famílias e também dos processos de declaração de nulidade do matrimônio.

Para Dom Wilson, “Será uma grande contribuição para todos que estão neste seminário ter uma reflexão de alguém que está profundamente inserido neste tema, como é o caso do Pe. Manuel Arroba, consultor do vaticano para esta área”.

Conferencista

O conferencista convidado para o evento foi o canonista, processualista, prof. Dr. Pe. Manuel Jesús Arroba Conde, CMF, missionário claretiano e Presidente do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma. Pe. Manuel foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que se ocupou dos desafios pastorais da família.

Na opinião do conferencista padre Manuel Arroba, que na manhã na manhã do primeiro dia falou sobre o tema – O justo processo: relação entre Justiça e Misericórdia, “No âmbito do processo matrimonial, o mais importante é multiplicar este serviço com boas informações. Antes de começar as causas, ajudar os casais em dificuldade e afirmar que vale a pena revisar suas experiências. É um processo para comprovar circunstâncias muito dolorosas, mas que podem ter uma solução. Ter um projeto de vida que consista na reciprocidade, na interação do que é distinto, na criatividade para criar uma família, na perpetuidade”.

Debates Contínuos

Até o último dia do simpósio, na quarta-feira, 09, os mais de cem participantes debateram assuntos variados propostos pelo desenrolar das exposições.
Foram debatidos temas como a sentença no novo processo de nulidade matrimonial, a prova pericial, a declaração das partes, entre outros.

Revista do ISDCSC

No último dia do evento, foi feito o lançamento da publicação semestral, digital e impressa d Revista do ISDCSC que tem por finalidade o desenvolvimento da pesquisa em Direito Canônico com uma visão interdisciplinar.
O primeiro número está composto de seis artigos e duas comunicações que se articulam entre os temas de Teologia e Filosofia do Direito, Pastoral Judiciária, Família e Acordo Brasil-Santa Sé.

Sobre o ISDCSC

O Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC), criado em julho de 2016, na Arquidiocese de Florianópolis, oferece o Curso de Mestrado Eclesiástico em Direito Canônico, acolhendo clérigos, consagrados e leigos de diversas regiões do Brasil.

O diretor do ISDCSC, Pe. Tarcísio Pedro Vieira, afirmou, na abertura do primeiro dia do II Simpósio, que “o Instituto pretende, além de formar operadores da Justiça Eclesial, ser um centro de pesquisa e produção científica. O Direito Canônico é um modo privilegiado de diálogo com o direito do Estado, com a cultura, com o mundo científico”.

Dentre os objetivos do ISDCSC está a formação de um número maior de especialistas em Direito Canônico, seja para o serviço nos Tribunais Eclesiásticos, nos serviços administrativos, de assessoria e consultoria nas cúrias diocesanas ou em outros âmbitos da vida eclesial, seja para o ensino e o desenvolvimento da ciência jurídico-canônica.

No cumprimento dos seus objetivos institucionais, o ISDCSC organiza anualmente um simpósio com temas relevantes para a formação permanente daqueles que atuam nos tribunais eclesiásticos e nas cúrias diocesanas, a fim de poderem qualificar ainda mais o serviço que prestam à Igreja.

Em 2017, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o ISDCSC organizou um Seminário (Simpósio) que tratou de uma série de questões relativas ao Acordo Brasil – Santa Sé. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Arquifln e fotos de Everton Marcelino)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas